/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Paula Borgo, ex-jogadora da seleção brasileira, morre vítima de câncer no estômago

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A jogadora Paula Borgo, com passagem pela seleção brasileira de vôlei em 2019, morreu vítima de um câncer no estômago nesta quinta-feira, aos 29 anos. A atleta descobriu a doença em setembro de 2022 e se afastou das quadras para começar o tratamento. A família confirmou a morte por meio das redes sociais nesta tarde.

O tumor foi descoberto durante exames de rotina antes do início da última temporada, em que a atleta iria atuar na equipe de Barueri. Paula Borgo esteve em equipes da Turquia e na Itália. Ela também jogou pelo time de Osasco e pelo Fluminense. Na seleção brasileira, conquistou a medalha de prata da Liga das Nações de 2019, participou da conquista da vaga olímpica para Tóquio e foi campeã Mundial sub-23.

Durante as partidas da última temporada nacional, Paula Borgo foi vista com certa frequência nas arquibancadas do Ginásio José Liberatti, em Osasco, e recebeu apoio das atletas e torcedores durante todo o tratamento do câncer. A última aparição de Paula aconteceu nos primeiros dias de maio, quando usou sua conta no Instagram para comemorar mais um aniversário de casamento e informou no texto que estava no hospital por não se sentir bem naquele período.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Nosso dia 5 passou e eu não estava bem para falar. Passamos o dia 5 no hospital com você cuidando de mim e me dizendo o quanto me ama. Já vi relatos de maridos que abandonaram as esposas quando adoeceram, Carlos foi completamente diferente, ele só demonstrou o quanto me amava, mostrando que ele realmente era o homem que Deus mandou pra mim", dizia o texto da postagem.

CÂNCER NO ESTÔMAGO

Paula Borgo foi diagnosticada com câncer no estômago em setembro de 2022, durante os exames de pré-temporada. A doença é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é o sexto tipo mais frequente entre as mulheres. Os principais sintomas são dificuldade de deglutição, refluxo, perda de peso, vômitos, má digestão, dor de estômago e náuseas.

HOMENAGENS

Por meio das redes sociais, a FIVB (Federação Internacional de Vôlei) fez uma homenagem para Paula Borgo em português e lamentou a morte da atleta. O Fluminense, último clube da jogadora no Brasil, e algumas ex-companheiras também lamentaram a perda. A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) se manifestou em nota oficial e lamentou a morte da jogadora brasileira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da jogadora Ana Paula Borgo, aos 29 anos. Ela foi um grande talento do vôlei nacional e defendeu a seleção brasileira em importantes competições como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Americanos. Ana Paula Borgo participou da conquista do Mundial Sub-23, na Turquia, e defendeu o Brasil nas seleções de base. Pelos clubes, representou grandes equipes como Praia Clube, Osasco e Pinheiros e atuou no exterior em países como Turquia e Itália. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e amigos de Ana Paula Borgo".

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.