/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Flamengo perde invencibilidade de 20 jogos no ano e Tite cita Guardiola

Derrota por 2 a 1 para o Bolívar, na altitude de La Paz, pode fazer o time rubro-negro perder a vice-liderança do Grupo E da Libertadores

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Flamengo sofreu a primeira derrota de 2024. Na noite de quarta-feira (24), na altitude de La Paz, na Bolívia, o time perdeu para o Bolívar por 2 a 1, pela terceira rodada do Grupo E da Libertadores.

Com o resultado, a equipe boliviana chegou aos nove pontos, líder isolada, contra quatro da equipe rubro-negra, que pode perder a vice-liderança nesta quinta-feira caso o Millonarios/COL derrote o Palestino/CHI na casa do adversário.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após a partida, o técnico Tite citou o treinador Pep Guardiola, do Manchester City, para justificar a opção por poupar sete jogadores na altitude de 3.600m de La Paz e a perda da invencibilidade de 20 jogos na temporada.

"Pegue uma entrevista ilustrativa do Guardiola que está viralizando toda hora. Ele vai falar de ciência e vai falar de Haaland, dizendo que ele fica 24 horas trabalhando para ter uma condição melhor porque perdeu tanto dias. Se não querem ouvir Tite ou Fábio Mahseredjian (preparador físico), ouçam (Guardiola). E vamos ver que não é desculpa, são fatos verdadeiros que temos que avaliar e discutir", justificou o treinador rubro-negro.

"Vou pegar mais um dado: não sei se a gente repetiu escalação esse ano, então é um indício de que trocas há. O que trouxe o número de trocas excessivo foram dois aspectos: uma sequência de jogos muito grande, que inviabilizou alguns atletas de virem, e um jogo extremamente desgaste porque é na altitude. Outro aspecto é que temos uma viagem de retorno grande com jogo domingo às 11h. Então você olha o planejamento que faz onde joga, onde viaja e como recupera para o próximo jogo. A gente olha um contexto maior. Falo com o maior carinho e o maior respeito com o torcedor", completou Tite, lembrando que o Fla tem clássico contra o Botafogo no domingo, pelo Brasileirão.

LEIA TAMBÉM: Série sobre Romário estreia em maio, veja onde assistir

COMO FOI O JOGO

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com um 1min15 de jogo, a tática do Bolívar atuar, repleto de bolas alçadas na área, de certo. Bruno Sávio cruzou e o brasileiro Francisco da Costa retificou sua fama de artilheiro para abrir o placar para o time boliviano.

O Bolívar continuou em cima do Flamengo, que contou com uma bela jogada individual do lateral-esquerdo Viña para empatar, já aos quatro minutos.

A partir daí, o domínio territorial foi do Bolívar, enquanto o Flamengo buscava guardar forças, receoso com os efeitos da altitude de 3.600 metros de La Paz.

A presença do ataque boliviano na área rubro-negra foi constante e de tanto tentar o segundo gol só não saiu porque o goleiro Rossi fez grande defesa em finalização de Pato Rodríguez, aos 25 minutos.

Aos poucos, o esquema com três zagueiros, seis homens no meio de campo e Bruno Henrique isolado no ataque deixou o Flamengo equilibrado para se defender, deixando pouco espaço para a criação do Bolívar. Aos 36, uma desatenção da zaga do Flamengo quase foi aproveitada por Bruno Sávio. Dois minutos depois a resposta da equipe brasileira. Viña cruzou da esquerda e Bruno Henrique, a um passo do gol, cabeceou a trave ao invés da bola e perdeu grande chance de virar o placar.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O Bolívar voltou para o segundo tempo com intensidade maior nas bolas aéreas. Aos quatro minutos, Bruno Sávio chegou a marcar o segundo gol, mas o árbitro marcou falta do atacante. Aos seis, mais uma vez Bruno Sávio, mas desta vez a cabeçada foi para fora.

De tanto tentar, saiu o segundo gol do Bolívar. Mas em um contra-ataque, fato raro na partida. Bruno Sávio recebeu na meia direita e acertou belo chute para fazer 2 a 1, aos 16 minutos.

Aos 25 minutos, Tite colocou os jovens Matheus Gonçalves e Lorran. As mudanças deram resultado e o Flamengo logo em seguida criou três chances. O time rubro-negro passou a ficar mais com a bola, pressionou, mas não conseguiu evitar a primeira derrota do ano.

BOLIVAR 2 X 1 FLAMENGO

BOLÍVAR - Lampe; Saavedra (Luis Paz), Orihuela, Jesús Sagredo e José Sagredo; Justiniano, Saucedo, Ramiro Vaca e Bruno Sávio (Henry Vaca); Pato Rodríguez e Francisco da Costa. Técnico: Flavio Robatto.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

FLAMENGO - Rossi; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Ortiz (Matheus Gonçalves); Wesley, Gerson, Igor Jesus, De la Cruz (Lorran), Victor Hugo (Luiz Araújo) e Viña; Bruno Henrique; Técnico: Tite.

GOLS - Francisco da Costa a um e Viña aos quatro minutos do primeiro tempo. Bruno Sávio aos 16 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - não houve.

ÁRBITRO - Alexis Herrera (VEN).

RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.

LOCAL - Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.