/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Alpinista Ueli Steck, conhecido por 'Máquina suíça', morre em acidente no Everest

De acordo com informações da rede de televisão britânica 'BBC', o corpo do alpinista já foi retirado da montanha e levado de helicóptero para Catmandu, capital do Nepal

Redação Folha Vitória
audima
audima
O montanhista, que ganhou o apelido de 'Máquina suíça' Foto: Reprodução Facebook
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um conhecido alpinista suíço morreu neste domingo (30) em um acidente de montanhismo no Monte Everest, no Nepal, informaram organizadores da expedição. Ueli Steck morreu no acampamento 1 do monte Nuptse, afirmou Mingma Sherpa, da agência Seven Summit Treks. O corpo de Steck foi recuperado e levado para Lukla, onde se localiza o único aeroporto na área do Monte Everest.

A família de Steck disse que as circunstâncias exatas de sua morte ainda não eram claras. "A família está infinitamente triste e pede que a mídia evite especular sobre a morte por respeito e consideração por Ueli", diz um comunicado publicado no site de Steck. "Assim que informações confiáveis sobre a morte de Ueli Steck estiverem disponíveis, a mídia será informada." Steck planejava escalar o Monte Everest, de 8.850 metros, no mês que vem.

Ele foi a primeira vítima na temporada de montanhismo no Nepal, que começou em março e terminará em maio. Centenas de alpinistas estrangeiros estão nas montanhas para tentar escalar picos do Himalaia em maio, quando há algumas janelas de clima favorável.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Steck, 40 anos, foi um dos montanhistas mais renomados de sua geração. Ele era mais conhecido por sua velocidade de escalada, incluindo a criação de vários registros para subir a face norte do Eiger, um pico clássico de montanhismo nos Alpes suíços que ele escalou em duas horas e 47 minutos sem usar uma corda. Em 2013, ele conseguiu a primeira subida solo da face sul do Annapurna, no Nepal, depois de quase perder sua vida em uma queda lá em 2007. Por esse feito, recebeu a "Piolet d'Or", considerado o Oscar do montanhismo, no ano seguinte.

Um comunicado oficial foi publicado na manhã deste domingo (30) na página do atleta no Facebook:

Fonte: Associated Press 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.