/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Barça diz que CBF aceitou proposta para contar com Neymar só no Rio-2016

Com estas declarações, o Barcelona espera encerrar de vez a disputa com a CBF. A entidade brasileira quer contar com Neymar tanto na Copa América Centenário quanto na Olimpíada

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Barcelona diz que CBF aceitou proposta para contar com Neymar só no Rio-2016 Foto: Reprodução/Instagram
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Barcelona - Em mais um capítulo da novela entre CBF e Barcelona, a diretoria do clube catalão divulgou nota nesta quarta-feira em que diz que a entidade brasileira teria aceitado contar com Neymar somente na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Assim, o atacante estaria fora da Copa América Centenário. A CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre a nota.

"O Barcelona agradece à Confederação Brasileira de Futebol e ao seu presidente, Marco Polo Del Nero, por terem aceitado a proposta do clube para que o jogador Neymar só jogue a Olimpíada do Rio de Janeiro. Desta maneira, Neymar fica liberado de jogar a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos, entre 3 e 26 de junho", afirmou o clube espanhol, em comunicado.

Com estas declarações, o Barcelona espera encerrar de vez a disputa com a CBF. A entidade brasileira quer contar com Neymar tanto na Copa América Centenário quanto na Olimpíada. Mas o clube espanhol já afirmou diversas vezes que pretende liberar o atleta para apenas uma destas duas competições.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Pelas regras da Fifa, o Barcelona é obrigado a liberar Neymar para a Copa América, porque o torneio é disputado em datas Fifa - coincide com a realização da Eurocopa. Para a Olimpíada só há obrigatoriedade para liberar jogadores com menos de 23 anos. Neymar, com 24, poderia ser vetado por seu clube, portanto.

Em razão da resistência do Barcelona, a CBF apresentou uma proposta em que planejava a participação de Neymar nas duas competições de forma a poupar o jogador de algumas fases de preparação. Uma das ideias seria contar com o atacante somente a partir das quartas de final da Copa América Centenário.

Pelas contas da CBF, Neymar poderia ter até 22 dias de férias, conforme este planejamento. A falta de descanso para o atleta é uma das maiores preocupações do clube espanhol. Para minimizar este receio do Barça, Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, e o técnico Dunga chegaram a viajar até a Espanha para se reunir com a diretoria do Barcelona. O encontro, contudo, parece não ter surtido efeito.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Antes da reunião, Dunga já havia afirmado que iria preferir a participação de Neymar nos Jogos Olímpicos caso fosse necessário optar por uma ou outra competição. O fato de competir em casa e a busca pela almejada medalha de ouro seriam as principais motivações do treinador para escolher o Rio-2016, em detrimento da Copa América Centenário.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.