/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Astro do basquete, Scola será o porta-bandeira da Argentina no Rio-2016

E o reconhecimento à história de Scola no esporte ficou evidente na votação, já que o jogador foi eleito de forma unânime pelos dirigentes. Comitê Olímpico Argentino confirmou o ala/pivô

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Ídolo representará a Argentina no Rio Foto: R7
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Buenos Aires - Um dos grandes nomes do basquete argentino em todos os tempos, Luis Scola foi o escolhido para carregar a bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio. O Comitê Olímpico Argentino confirmou o ala/pivô do Toronto Raptors após uma eleição do conselho executivo da entidade.

E o reconhecimento à história de Scola no esporte ficou evidente na votação, já que o jogador foi eleito de forma unânime pelos dirigentes. Ele chegou a ficar perto de levar a bandeira na Olimpíada de 2012, em Londres, quando ficou entre os quatro finalistas na votação, mas viu Luciana Aymar, do hóquei de grama, levar a melhor e ficar com a honraria.

A eleição de Scola também escancara o grande papel realizado pelo basquete argentino nos últimos anos, já que a modalidade gerou dois dos três porta-bandeiras mais recentes do país nas aberturas das Olimpíadas. Além do ala/pivô no Rio, Manu Ginóbili foi escolhido em Pequim, em 2008.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Scola era um dos favoritos para a eleição do comitê e inclusive já havia falado sobre a possibilidade de levar a bandeira argentina no Maracanã, dia 5 de agosto. "É um feito que representa muitíssimo, obviamente gostaria. É um feito gigante, um dos mais importantes da minha carreira pelo que representa além do esporte, a nível cultural, pelo tipo de evento que é uma Olimpíada", disse ainda no ano passado.

Scola fez parte da geração mais vencedora do basquete argentino em todos os tempos e participou da surpreendente conquista da medalha de ouro em Atenas, em 2004, ao lado de nomes como o do próprio Ginóbili, de Pablo Prigioni, Andrés Nocioni, entre outros. Ele também foi bronze em Pequim e quarto colocado em Londres. E seus companheiros e ex-colegas de seleção celebraram a escolha do Comitê Olímpico Argentino nas redes sociais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Também me sinto 'abandeirado' um pouco", comentou Nocioni. "Tremendo Capitão! Scola abandeirado!", celebrou Facundo Campazzo. "Que alegria, vai ser muito emocionante te ver levar a bandeira da Argentina no Rio. Muito merecido! Felicidades", escreveu Prigioni. "Não poderia ser outro que não o grande capitão. Muito merecido! Scola, a cada dia te admiro um pouco mais", exaltou o ex-jogador do Flamengo Nicolás Laprovittola.

Grande astro da seleção argentina na atualidade, Scola vai para sua quarta Olimpíada e é o jogador com maior número de partidas vestindo as cores do país, com 141, nas quais marcou 2.342 pontos. É considerado um dos grandes jogadores da história dos torneios internacionais de seleções, por mais que não tenha obtido o mesmo sucesso na NBA, em suas passagens por Houston Rockets, Phoenix Suns, Indiana Pacers e, agora, Toronto Raptors.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.