/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

A tão esperada Tocha Olímpica chega à Cachoeiro de Itapemirim no dia 16

Os 21 cachoeirenses indicados já vivem a expectativa de se revezarem na condução do símbolo maior dos Jogos Olímpicos e fazer parte das Olimpíadas do Rio 2016

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
A avenida Beira Rio será uma das rotas do revezamento da Tocha Olímpica em Cachoeiro  Foto: ​Alissandra Mendes
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim já está preparada e ansiosa para a passagem da Tocha Olímpica, e os 21 condutores cachoeirenses indicados para o revezamento vivem a expectativa de representar os sentimentos de paz, união e amizade entre os povos que fazem parte dos jogos. O símbolo maior dos Jogos Olímpicos chega à cidade no dia 16 de maio.

A condução da Tocha Olímpica é um evento tradicional nas edições. Cerca de 90 a 100 dias antes de seu início, a chama é acendida em Olímpia, na Grécia, e parte rumo ao país que sedia o evento. Ela chega ao Brasil na próxima terça-feira (03), em Brasília, quando começa o seu trajeto por cerca de 300 cidades, sendo que 82 delas farão uma celebração ao fim. Cachoeiro de Itapemirim será a primeira cidade a recebê-la em terras capixabas.

Para o prefeito Carlos Casteglione, receber a chama olímpica é como receber um pedaço dos jogos. Ele acredita que o evento dá mais visibilidade ao município. “Queremos as ruas cheias para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares de nossos cidadãos que conduzirão a tocha”, comenta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai envolver cerca de 12 mil condutores, que levarão a chama por cerca de 20 mil quilômetros, percorrendo vários estados por estradas e ruas brasileiras. O percurso inclui, também, 10 mil milhas aéreas.

Ele será encerrado dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

O Revezamento da Tocha Olímpica

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

Condutores indicados para o Revezamento da Tocha em Cachoeiro:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

- Marlus Muri Thompson
- Carlos Augusto Dantas
- Ricardo Ferraz
- Márcio Antônio Péterle
- Rosemary Marqueti de Matos Pinheiro
- Valdemir de Matos
- João Vitor Ferreira Rodrigues
- Diones Polonini Augusto
- Bárbara Gasparini Santolin
- Robson Pereira Batista
- Alessandra Pereira
- Márcio Péterle
- Márcio Machado Santana
- Distéfano Garioli Menicucci
- Carla Rauta Tabelini
- Luiz Carlos da Silva Santana
- Renan Almeida Santos
- George Estanislau Cecon de Oliveira
- Paulo Ney Viana
- Arnaldo Meato Pedroni
- Ademir Antônio Sales Caçador

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.