/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Thiago Monteiro fura o quali no Mundial de Tênis de Mesa

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Suzhou - Em franca evolução no tênis de mesa, o Brasil coloca à prova seu novo status no Mundial da modalidade, que começou nesta segunda-feira, em Suzhou, na China. O primeiro brasileiro a estrear foi Thiago Monteiro, que venceu três jogos para furar o qualifying e avançar à chave principal masculina.

Na primeira etapa do Mundial, 190 atletas foram divididos em 63 grupos, classificando 64 atletas para a segunda fase do quali. Thiago venceu um tunisiano e um atleta do Usbequistão. Na sequência, ganhou de Samat Beisenov, do Casaquistão.

O Mundial acontece em formato de mata-mata, sem repescagem. Atual número 156 do mundo, Thiago Monteiro, que defende um clube francês, vai ter uma estreia difícil na terça-feira, contra o japonês Yuto Muramatsu, 23.º do ranking.

Principal nome do tênis de mesa brasileiro no momento, Hugo Calderano (60.º do mundo) deu azar no sorteio das chaves. Ele estreia contra o dinamarquês Kasper Sternberg (138º) e se avançar entra no caminho do japonês Jun Mizutani, quinto do mundo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

São quatro brasileiros na chave masculina de simples. Cazuo Matsumoto enfrenta Alexey Liventson (Rússia), enquanto Gustavo Tsuboi (número 55 do mundo) pega o português Diogo Chen. Como são 128 atletas na chave, são necessárias cinco vitórias para chegar à disputa por medalhas.

DUPLAS - Nas duplas mistas, disputa que não existe nos Jogos Olímpicos, o Brasil já está a uma vitória das oitavas de final. Calderano e Caroline Kumahara venceram duas partidas nesta segunda-feira, já na chave principal, deixando para trás uma dupla da Mongólia e uma parceria formada por um australiano e uma porto-riquenha - este é o primeiro Mundial que permite dois atletas de países diferentes formarem um time.

Na próxima rodada, os brasileiros enfrentam Laurens Tromer/Britt Eerland, da Holanda. Gui Lin e Gustavo Tsuboi não tiveram a mesma sorte e, jogando juntos pela primeira vez, perderam na estreia, para uma dupla do País de Gales.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No qualifying de duplas masculinas, Thiago e Cazuo ganharam dois jogos para avançarem à chave principal, onde se juntam à dupla formada por Calderano e Tsuboi. No feminino, como o Brasil só tem três atletas, terá apenas uma dupla, formada por Caroline e Gui Lin, que estreia já na chave principal.

Por fim, na chave feminina de simples, Carol estreia contra Renata Strbikova (República Checa), Lin pega Margaryta Pesotska (Ucrânia) e Lígia Silva enfrenta a japonesa Sayaka Hirano. Em todos os casos as rivais têm ranking melhor que das brasileiras.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.