/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Em jogo feio, Botafogo-SP e Santos não saem do zero em Ribeirão Preto

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Botafogo-SP e Santos não saíram do 0 a 0 na noite deste domingo, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, pelo duelo de ida das quartas de final do Campeonato Paulista. Em partida com raros momentos de emoção, a melhor chance de gol foi uma bola na trave que o atacante santista Rodrygo acertou no primeiro tempo.

Agora, os times voltam a se encontrar nesta quarta-feira, a partir das 19h30, na Vila Belmiro. Quem vencer avança às semifinais. Novo empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Lembrando que, de acordo com o regulamento do campeonato, a única vantagem a quem fez melhor campanha na fase anterior é decidir o segundo confronto do mata-mata em casa - no caso deste duelo, o Santos foi superior ao Botafogo-SP no Grupo D, no qual terminou dois pontos à frente (18 a 16).

"Não é o que queríamos. Desejávamos levar a vantagem à Vila, mas não foi possível", lamentou-se o santista Vitor Bueno logo após a partida em Ro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O JOGO - Do lado santista, o técnico Jair Ventura colocou em prática o que ensaiara na véspera: tirou Vecchio do 11 inicial para apostar em Dodô na esquerda. Assim, Jean Mota, que vinha jogando improvisado na lateral, foi para o meio, no lugar do argentino.

A alteração fez sentido dado o que se viu na construção de jogadas da equipe, quase sempre passando pelo lado canhoto. O próprio Dodô, que começou entre os 11 titulares pela primeira vez desde que foi contratado, era um dos mais acionados quando o time tinha a bola. Se o escape era pela direita, Eduardo Sasha vinha buscar jogo.

Porém, ao contrário do que o senso comum do futebol costuma demonstrar, foi entrando pelo meio, onde o Botafogo concentrava mais marcadores, que o Santos criou suas melhores oportunidades da etapa inicial, especialmente quando Léo Cittadini estava envolvido. Na chance mais clara, aos cinco minutos, o meia achou Gabriel dentro da área, em condição duvidosa. O camisa 9 chutou em cima do goleiro Tiago Carodoso, e este espalmou nos pés de Rodrygo. Com o gol à inteira disposição, o garoto fez o mais difícil e mandou na trave.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A resposta dos anfitriões veio com Danielzinho, aos 13, em conclusão frontal a Vanderlei. Desta vez, o goleiro santista levou a melhor e espalmou, evitando o gol.

A eletricidade do confronto nestes 15 minutos iniciais, porém, logo se dissipou. Entraram em cena passes errados, lançamentos de graça de parte a parte e discreta participação dos goleadores - Bruno Moraes e Gabriel foram pouco acionados.

Na etapa final, o Botafogo tentou acelerar o ritmo de novo, principalmente com Danielzinho. Não havia ataque que não passasse pelos pés do habilidoso camisa 11. Porém, sem alguém com quem dividir a função, acabou cansando e precisou ser substituído aos 24 minutos, por Cafu.

O Santos também mexeu e em dose dupla. Jair trocou Rodrygo por Arthur Gomes, para tentar dar mais mobilidade ao ataque. Também tirou Cittadini, outro que se desgastou muito na partida, e colocou Vitor Bueno. Léo Condé respondeu no Botafogo com a entrada do atacante Wesley no lugar de Lucas Taylor, que jogava pelo meio.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Na prática, porém, as substituições não surtiram efeito para lado nenhum. Em uma última tentativa, Jair Ventura pôs Diogo Vitor na vaga de Eduardo Sasha, e Léo Condé sacou Bruno Moraes e promoveu a entrada de Jheimy para tentar algo diferente. Conseguiu apenas a vaia da torcida, insatisfeita ao ver o artilheiro da equipe deixando o campo.

"Jogo de 180 minutos, então todo mundo ficou com medo de errar. Foi bem truncado", reconheceu o lateral-esquerdo Mascarenhas, da equipe da casa.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO-SP 0 X 0 SANTOS

BOTAFOGO-SP - Tiago Cardoso; Marcos Martins, Naylhor, Plínio e Mascarenhas;

Willian Oliveira, Diones, Lucas Taylor (Wesley), Danielzinho (Cafu) e Dodô; Bruno Moraes (Jheimy). Técnico: Léo Condé.

SANTOS - Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini (Vitor Bueno) e Jean Mota; Eduardo Sasha (Diogo Vitor), Rodrygo (Arthur Gomes) e Gabriel. Técnico: Jair Ventura.

CARTÕES AMARELOS - Dodô e Plínio (Botafogo-SP); Jean Mota (Santos).

ÁRBITRO - Raphael Claus.

RENDA - R$ 344.315,00.

PÚBLICO - 10.757 pagantes.

LOCAL - Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.