/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Novo ministro, Leyser defende esporte como 'fator de união dos brasileiros'

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - Em um momento que discute a cessão de cargos de primeiro e segundo escalão em troca de apoio político contra o impeachment, a presidente Dilma Rousseff nomeou um técnico como novo ministro do Esporte. Há 13 anos na pasta e desde o começo de 2001 trabalhando no esporte em governos petistas, Ricardo Leyser, do PCdoB de São Paulo, assumiu como ministro interino nesta quinta-feira.

Responsável pela criação do Plano Brasil Medalhas, que financia o esporte de alto rendimento do Brasil em busca do Top 10 do quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio, Leyser tem bom trâmite com atletas e dirigentes. Por isso, enquanto é ministro interino, ele seguirá ocupando também o posto de secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, mantendo-se como responsável por coordenar, junto à Casa Civil, as ações do governo federal de preparação para os Jogos Rio-2016.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Nesta quinta-feira, em seu primeiro pronunciamento como ministro, Leyser citou o esporte como fator de união nacional. "O esporte brasileiro jamais havia vivido uma época de tamanho crescimento institucional e político. E, às vésperas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, esse mesmo esporte que nos ensina a respeitar regras, jogar em equipe e competir com lealdade pode ser o fator de união dos brasileiros na torcida por nossos atletas e no reconhecimento de nossas conquistas", afirmou.

Sob o comando interino de Leyser, a tendência é que o governo federal mantenha o trabalho que vinha sendo feito com relação aos Jogos. Afinal, ele foi secretário de Alto Rendimento durante seis anos da gestão do PCdoB e se revezou entre o Alto Rendimento e a secretaria-executiva enquanto a pasta esteve sob o comando de George Hilton.

"Reitero nosso apoio à preparação dos atletas que vão defender o País nos Jogos Rio-2016. Acredito que minha experiência de 13 anos de atuação no ministério do Esporte será importante para reforçar a confiança dos parceiros governamentais e das entidades esportivas no aprofundamento da vitoriosa aliança que construímos ao longo desses anos de trabalho intenso", pontuou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ricardo Leyser, de 45 anos, trabalha no ministério do Esporte desde 2003, ano em que a pasta foi criada. Ele é graduado em Administração Pública pela FGV-SP e em Ciências Sociais pela USP, com diversas especializações. Antes de chegar a Brasília, cuidou da Fórmula 1 na gestão Marta Suplicy, então do PT, na prefeitura de São Paulo. No ministério, foi o braço do governo na organização do Pan do Rio, em 2007, e foi determinante na criação da Bolsa Atleta.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.