/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Nova York desiste de ser sede e Diamond League vai à África pela 1ª vez

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Nova York - A organização da Diamond League anunciou nesta quinta-feira uma mudança significativa em seu calendário. A cidade de Nova York desistiu de sediar uma das etapas da competição de atletismo, que substituiu a cidade norte-americana por Rabat, em Marrocos. Com isso, o evento acontecerá na África pela primeira vez na história no dia 22 de maio.

"Estamos felizes por levar nossa principal série de atletismo para um novo continente. A Diamond League oferece o melhor entretenimento atlético ao mundo atrás do Campeonato Mundial e da Olimpíada. Agradecemos Nova York por contribuir com esse grande projeto pelas últimas seis temporadas e sabemos que vão continuar apoiando o atletismo no futuro. Orgulhosamente, damos as boas-vindas à inclusão de Rabat", disse o presidente da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) e chefe da Diamond League, Sebastian Coe.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os responsáveis pela organização da etapa nova-iorquina da Diamond League explicaram o motivo da desistência. "Estamos olhando em frente e vamos produzir um novo evento. Nós acreditamos que mudar nosso foco para uma prova de rua é uma forma de tornar o evento atrativo para uma audiência mais jovem", justificou o diretor Mark Wetmore.

O presidente da federação marroquina de atletismo, Abdeslam Ahizoune, por sua vez, comemorou a mudança. "Este é um momento de orgulho para a comunidade do atletismo de nosso país e para a reputação do esporte marroquino em geral. A inclusão do nosso evento na Diamond League é a clara afirmação da habilidade de nosso país em entregar o mais alto nível de produto esportivo."

A Diamond League existe desde 2009 e é dividida em 14 etapas que são disputadas durante o ano. A desistência de Nova York pode representar uma retaliação norte-americana em meio ao escândalo de corrupção protagonizado pela IAAF, que viu alguns de seus dirigentes serem acusados de extorquir atletas para acobertar diversos casos de doping nos últimos anos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.