/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Maior campeão da história do vôlei de praia, Emanuel anuncia aposentadoria

A decisão vem apenas quatro dias após Emanuel ser eleito para presidir a Comissão de Atletas de Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV)

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Aos 42 anos, Emanuel anunciou nesta segunda-feira que vai se aposentar do esporte após a disputa do Grand Slam do Rio Foto: ​Divulgação

São Paulo - O maior jogador da história do vôlei de praia brasileiro não vai esperar os Jogos Olímpicos do Rio, para o qual foi convocado como reserva, para encerrar a carreira. Aos 42 anos, Emanuel anunciou nesta segunda-feira que vai se aposentar do esporte após a disputa do Grand Slam do Rio, na semana que vem.

"Chegou a hora de dizer: 'Agora eu não jogo mais'. A decisão está tomada. Os momentos passam em nossa cabeça. As areias sempre foram o meu lugar de conforto", contou Emanuel, emocionado, em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo.

A decisão vem apenas quatro dias após Emanuel ser eleito para presidir a Comissão de Atletas de Vôlei de Praia da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O veterano já era o porta-voz dos atletas, tendo ajudado a convencer a entidade a anunciar já no ano passado as duplas que estarão na Olimpíada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Também na semana passada ele ficou fora da etapa de Maceió do Circuito Mundial por conta de uma lesão. Sentindo o peso da idade, Emanuel já não era mais o mesmo jogador que alcançou o recorde histórico de títulos no vôlei de praia.

Após a prata com Alison em Londres, os resultados da dupla foram piorando até que o "Mamute" decidiu encerrar a parceria. Emanuel passou a jogar com Pedro Solberg, mas o time não foi para frente. Em meados de 2014 ele retomou a dupla com Ricardo, ouro olímpico em Atenas, em 2004. Ao longo de toda a corrida olímpica no ano passado, entretanto, eles sequer conseguiram alcançar uma semifinal no Circuito Mundial.

Ainda assim, conseguiram a convocação para serem reservas na Olimpíada, para o caso de Alison e Bruno Schmidt ou Pedro Solberg e Evandro se machucassem. Emanuel não quis esperar a chance de disputar sua sexta Olimpíada e resolveu parar agora.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Vai encerrar a carreira como o jogador mais vitorioso que o vôlei de praia já viu, dono de nove títulos do Circuito Brasileiro e 10 vezes campeão do Circuito Mundial, a última delas em 2011. Emanuel ainda ganhou três vezes o Mundial de Vôlei de Praia (1999, 2003 e 2011), que é disputado a cada quatro anos e dois ouros em Jogos Pan-Americanos (2007 e 2011).

Em Jogos Olímpicos foram três medalhas: o ouro de 2004 e o bronze de 2008 com Ricardo e prata de 2012 com Alison. Como atleta, só fica atrás de Torben Grael e Robert Scheidt, da vela, com cinco, e Gustavo Borges, da natação, com quatro. Scheidt, único que segue em atividade, nasceu no mesmo dia que Emanuel e também deve se aposentar em breve.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.