/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Cheio de reservas, Palmeiras perde de virada do Linense em 1º jogo na sua casa

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - O palmeirense continua passando raiva com sua equipe. Desta vez foi a escalação alternativa que deixou a desejar no Campeonato Paulista. De olho na estreia da Libertadores, Marcelo Oliveira optou por dar descanso às principais peças e amargou novo tropeço, agora na estreia no Allianz Parque no ano, ao sofrer virada do Linense, por 2 a 1, em novo jogo bem fraco de seus comandados.

O resultado ruim fez o Palmeiras estacionar nos cinco pontos na liderança do Grupo B do Paulistão, enquanto o Linense chegou aos seis pontos na vice-liderança do Grupo A.

A temporada está no começo, mas o Palmeiras, titular ou reserva, deve um futebol mais vistoso. Tem peças importantes, se reforçou, e o futebol é bastante carente. Falta entrosamento, é bem verdade, mas também não se viu gana para ganhar. Diante do Linense, o time foi lento e abusou dos chutões. Isso atrapalhou. Como o que vale no semestre é a Libertadores, a expectativa é a de que a equipe se supere já na terça-feira, diante do River Plate do Uruguai.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

E realmente a cabeça verde está na cidade uruguaia de Maldonado. O técnico Marcelo Oliveira não escondeu que a estreia na Libertadores é a prioridade. No campo, apenas o goleiro Fernando Prass e o zagueiro Vitor Hugo dos titulares absolutos. Mas era a volta para casa após o título da Copa do Brasil e a ordem foi explícita: retribuir o carinho da torcida com competitividade e organização.

O JOGO - Após dois empates seguidos no torneio estadual, ambos de dar raiva (São Bento e Oeste), o Palmeiras entrou em campo ciente que precisava produzir mais. E o time alternativo partiu logo para o ataque.

A torcida gritava "vamos ganhar, Porco" e os jogadores arrancam duas vezes o grito de "uh" com menos de cinco minutos. Allione, jogador que Marcelo Oliveira acredita muito, perdeu grande chance logo aos 3 minutos. Moisés em sua primeira chance no time e na partida, achou João Paulo na linha de fundo, que cruzou e o argentino parou no goleiro Oliveira. Um gol feito desperdiçado.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O alviverde não teve nem tempo de lamentar o gol perdido e novamente estava no ataque. Desta vez foi Rafael Marques quem errou o alvo na cabeçada. Um começo animador.

Com um meio de campo mordedor, tirando espaços e roubando a bola, o Palmeiras rondava a área do Linense a todo momento. Um capricho maior no passe final de um ansioso Allione e o zero sairia do placar.

A falta de entrosamento, contudo, jogava contra. Marcelo Oliveira pedia para o time rodar a bola, ir ao fundo. A lentidão nos passes - com os titulares o time é muito rápido na transição - ajudava o Linense a atrapalhar as tentativas ofensivas do Palmeiras.

Foram quase 20 minutos sem um chute a gol. E ainda sim veio sem perigo, com João Pedro. Dali em diante o jogo ficou bastante chato na sua primeira etapa. O Linense pouco ousava sair e o Palmeiras exagerava na pressa. Na base dos chutões, tentava encontrar alguém na frente. Tática equivocada.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Até uma trombada de Marcão com Alecsandro terminar em pênalti. Polêmico, que muitos árbitros não marcariam, e que serviria para garantir o alívio verde. O próprio atacante cobrou, forte, rasteiro: 1 a 0.

Mas não deu nem tempo de o time comemorar e William Pottker empatou. O atacante recebeu nas costas de Vitor Hugo, dominou com categoria, e bateu na saída de Prass. A virada quase veio em chute forte de Thiago Humberto, aos 47. A bomba passou raspando o travessão.

Faltavam 45 minutos para o Palmeiras acordar. Voltou com erros de Rafael Marques e Allione e desespero do comandante na beira do campo. Diante de tantos erros, uma jogada bonita. Troca de passes rápidos e Egídio encontra Alecsandro, que gira e quase faz o segundo. Um desvio leve da defesa salvou o Linense.

Hora de esquentar o jogo? Nada disso. O Palmeiras voltou a ser burocrático. E a torcida só voltou a se inflamar com a entrada do talismã Cristaldo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Com nova dupla de ataque a esperança era de, enfim, sair o gol da vitória. Erik e Cristaldo até arriscaram mais lances ofensivos. Estavam com 'mais fome'. Erik só não correu para o abraço por causa de nova grande defesa de Oliveira em seu chutaço aos 26. O caminho das pedras era com Egídio pela esquerda. Mas o capricho...

Cristaldo ainda pediu um novo pênalti. Desta vez o árbitro ignorou. Pior, viu logo após sua reclamação, William Pottker mais uma vez receber nas costas da zaga em passe preciso de Thiago Humberto para garantir a virada aos 36 minutos. Dali para a frente, a forte defesa dos visitantes se sobressaiu sobre um perdido Palmeiras, que ainda desperdiçou duas chances boas, e as vaias dos palmeirenses foram inevitáveis.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 2 LINENSE

PALMEIRAS - Fernando Prass; João Pedro; Vitor Hugo, Thiago Martins e Egídio; Thiago Santos, Matheus Sales, Moisés (Régis) e Allione; Rafael Marques (Erik) e Alecsandro (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

LINENSE - Oliveira; Bruno Moura, Adalberto, Ednei e Rogério (Rogerinho); Marcão, Fillipe Soutto (Lazaroni), Zé Antônio e Thiago Humberto; Ricardinho (Cristiano) e William Pottker. Técnico: Moacir Junior.

GOLS - Alecsandro, aos 37, e William Pottker, aos 39 minutos do primeiro tempo e aos 36 do segundo.

ÁRBITRO - José Cláudio Rocha Filho.

CARTÕES AMARELOS - William Pottker, Marcão, Zé Antônio e Ricardinho.

RENDA - R$ 1.220.429,50.

PÚBLICO - 20.768 pagantes.

LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.