/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Capixabão 2024

Capixabão 2024: quem é quem na maior competição do futebol capixaba

Capixabão começa nesta quinta-feira (18) com ingredientes para ser uma das melhores edições dos últimos anos

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Henrique Montovanelli/FES
Real Noroeste é o atual tricampeão do Capixabão e vai em busca do seu quarto título consecutivo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Capixabão está de volta e terá, desde a sua primeira rodada, ingredientes que podem fazer dele uma das melhores edições dos últimos anos. A maior competição do futebol capixaba traz, em 2024, equipe estreante na Série A, time em busca de um tetracampeonato histórico, clássico entre SAFs e mito mais!

O Folha Vitória preparou um levantamento para mostrar quem é quem no Capixabão. São 10 equipes, que na primeira fase se enfrentam em turno único. As oito melhores avançam às quartas de final e as duas últimas serão rebaixadas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre os destaques, estão Rio Branco e Desportiva Ferroviária, tradicionais rivais que disputam suas primeiras competições desde que foram anunciadas as suas Sociedades Anônimas de Futebol (SAF). O Capa-Preta buscou reforços mais conhecidos, como o atacante Kieza, ex-Botafogo, Fluminense e Cruzeiro, e o meia Bruno Cosendey, cria do Vasco. Já a Desportiva tem seu maior reforço fora de campo: o ex-atacante Sávio, cria grená e que brilhou por Flamengo e Real Madrid. Hoje empresário, o ex-jogador é um dos responsáveis pela nova gestão do clube.

Foto: Laila Pecorari / Serra FC
Campeão da Copa Espírito Santo do ano passado, o Serra promete entrar forte no Capixabão
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda na Grande Vitória, o Serra foi buscar o técnico Erich Bomfim. Campeão da Copa Espírito Santo do ano passado, o tricolor serrano terá Capixabão, Série D do Brasileiro e Copa Espírito Santo no calendário de 2024 e promete entrar forte nas três competições. Também de Serra, o Porto Vitória tem a oportunidade se mostrar que pode se colocar entre os principais times do futebol capixaba.

Já o Vitória, que iniciou este mês a reforma de ampliação do estádio Salvador Costa, será comandado pelo técnico Cássio Barros. Ex-lateral do Vasco, ele chega após se destacar pelo Nova Venécia. 

Capixabão 2024: Porto Vitória x Rio Branco abrem a competição; veja tabela da 1ª rodada

Fora da Grande Vitória, o grande protagonista é o Real Noroeste. O time de Águia Branca venceu as três últimas edições (2021, 2022 e 2023). Assim, o Real Noroeste pode conquistar um histórico tetracampeonato capixaba, feito só alcançado, até hoje pelo Rio Branco — duas vezes (1934/1935/1936/1937) e 1967/1968/1969/1970).

Quem é quem no Capixabão 2024


Desportiva Ferroviária

Ano de fundação: 1963

Número de títulos: 18

Onde joga: Engenheiro Araripe

Técnico: Emerson Nunes

Campanha em 2023: quartas de final

Destaque: Victor Rangel

A maior novidade da Desportiva Ferroviária para o Capixabão de 2024 está fora de campo. Afinal, o clube grená vai disputar a sua primeira competição desde que se tornou Sociedade Anônima de Futebol (SAF), com investimento alcançado graças ao ex-atacante Sávio, cria grená e que brilhou por Flamengo e Real Madrid.
Dentro das quatro linhas, a diretoria buscou o treinador Emerson Nunes. Com passagens por Sport e Chapecoense, ele tem a missão de levar a equipe ao título que não vem desde 2016, quando a Desportiva decidiu o Capixabão com o Espírito Santo e levou o troféu com duas vitórias por 1 a 0.

Estrela do Norte

Ano de fundação: 1916

Número de títulos: 1

Onde Joga: Sumaré

Técnico: Ney Barreto

Campanha em 2023: quartas de final

Destaque: Dija Baiano

Uma das maiores novidades do time Alvinegro Sulino para a temporada foram as contratações dos atacantes Dija Baiano e Jackson, com passagens por clubes do futebol carioca.
A equipe também conta agora com o novo comandante, o técnico Ney Barreto, que terá a sua segunda passagem pelo alvinegro de Cachoeiro de Itapemirim. O clube que foi campeão pela única vez em 2014 e chega para a competição buscando o seu segundo título.

Jaguaré 

Ano de fundação: 2001

Número de títulos: 0

Onde joga: Conilon

Técnico: Giuliano Pariz

Campanha em 2023: Campeão da Série B

Destaque: Matheus Firmino 

O Jaguaré, campeão da Série B do Capixabão em 2023, está de volta à elite do futebol capixaba após 14 anos e conta com algumas novidades para esta edição, como as contratações dos goleiros Paulo Henrique e Lucão, dos laterais Vitor Araújo e João Firmino e também do técnico Giuliano Pariz, agora no comando do clube.
O clube do Norte do Estado, vice-campeão estadual em 2007 e campeão da Copa Espírito Santo no mesmo ano, ainda não possui nenhum título do Capixabão. 

Nova Venécia 

Ano de fundação: 2021

Número de títulos: 0

Onde joga: Zenor Pedrosa Rocha

Técnico: Vevé

Campanha em 2023: Vice-campeão

Destaque: Celsinho

O "Leão do Norte" é o mais clube mais jovem da competição, nascido em 2021, e tem como embaixador o atacante Richarlison, do Tottenham e da Seleção Brasileira, que nasceu na cidade de Nova Venécia.
Uma das novidades da equipe é a chegada do técnico Vevé, campeão da Série B pelo Jaguaré em 2023. Dentro de campo, a expectativa é pelo desempenho do meia-atacante Celsinho, ex-Portuguesa e Londrina, que já chegou a ser comparado a Ronaldinho Gaúcho.

Porto Vitória

Ano de fundação: 2014

Número de títulos: 0

Onde Joga: Robertão e Kleber Andrade

Técnico: Alexandre Grasseli

Colocação em 2023: semifinalista

Destaque: Lessinho

Semifinalista no Capixabão do ano passado, o Porto Vitória quer mais! Para isso, fez um bom número de contratações, entre elas, a do atacante Lessinho, que teve passagem pelo futebol de Portugal e agora integra o elenco do clube capixaba.
Fundado com o objetivo de revelar jovens talentos e com conquistas importantes nas categorias de base, o clube começa a se firmar também no futebol profissional. Em 2023, além de chegar às semifinais do Capixabão, foi semifinalista também na Copa Espírito Santo, caindo apenas do diante do Serra, que viria a ser o campeão.

Real Noroeste

Ano de fundação: 2008

Número de títulos: 3

Onde joga: José Olímpio da Rocha

Técnico: Duzinho Reis

Campanha em 2023: Campeão

Destaque: Igor Santos

O atual tricampeão do Capixabão chega com muita moral para esta temporada, buscando conquistar um tetracampeonato que, até hoje, apenas o Rio Branco conquistou (por duas vezes).
O clube merengue capixaba traz como novidades para a temporada de 2024 o meio-campista David, de 17 anos, e o atacante Pedro, de 20 anos, que estava no futebol mineiro e agora reforça o time de Águia Branca. O meia Igor Santos, que já brilhou com a camisa do Real Noroeste, está de volta para comandar a equipe em busca do tetracampeonato.

Rio Branco F.C (Venda Nova)

Ano de fundação: 1945

Número de títulos: 1

Onde joga: Olímpio Perim

Técnico: Rafael Soriano

Campanha em 2023: vice-campeão da Série B

Destaque: Marcudinho

O Rio Branco de Venda Nova está de volta a elite do Capixabão. Campeão em 2020, o time polenteiro espera provar que o seu lugar é mesmo na Série A. Alguns reforços importantes chegaram, como o atacante Iago e o volante Henrique Tiririca.
No comando, estará o técnico Rafael Soriano, que cumpriu suspensão por agredir com uma cabeçada a árbitra-assistente Marcielly Netto, no jogo de volta das quartas de final do Capixabão de 2022. Ele assume em cima da hora no lugar de Antônio Carlos Roy, que pediu desligamento por conta de problemas pessoais.

Rio Branco A.C

Ano de fundação: 1913

Número de títulos: 37

Onde Joga: Kleber Andrade

Técnico: Rodrigo César

Campanha em 2023: quartas de final

Destaque: Kieza

O Rio Branco encara o seu primeiro campeonato como SAF. E promete fazer barulho! O clube fez as contratações mais badaladas do mercado da bola capixaba. Entre elas, o atacante Kieza, ex-Botafogo, Fluminense, Cruzeiro e Bahia, e o atacante Maranhão, ex-Fluminense e Chapecoense. O meia Bruno Cosendey, cria do Vasco, é outro nome conhecido, além do volante Ferrugem.
A equipe será comandada pelo técnico Rodrigo César, uma das grandes revelações como treinador no futebol capixaba e campeão da Copa Espírito Santo do ano passado pelo Serra.

Serra

Ano de fundação: 1930 

Número de títulos: 6 

Onde joga: Robertão

Técnico: Erich Bomfim

Campanha em 2023: quartas de final

Destaque: Zé Gatinha

O Serra começa 2024 pensando grande! Campeão da Copa Espírito Santo do ano passado, o clube manteve nomes importantes do elenco, como o atacante Zé Gatinha, e espera fazer uma temporada histórica, com participações no Capixabão, Série D do Brasileiro e Copa Espírito Santo.
Sentado no banco de reservas estará o técnico Erich Bomfim, que chega para substituir Rodrigo César. Entre os reforços, destaque para Marquinho e Alex Santos, este último teve passagem pelo sub-20 do Flamengo. 

Vitória

Ano de fundação: 1916

Número de títulos: 10 

Onde Joga: Salvador Costa

Técnico: Cássio Barros

Campanha em 2023: semifinalista

Destaque: Edson Silva

O único time da capital capixaba tem o Capixabão como prioridade na temporada de 2024. O Vitória foi semifinalista no ano passado, mas acabou eliminado pelo Nova Venécia e ficou sem competições nacionais para disputar este ano. O foco agora é justamente vencer o Capixabão para retornar às competições nacionais em 2025, quando a reforma de ampliação do estádio Salvador Costa estará completa.
O Vitória tem o técnico Cássio Barros como um dos destaques. Ex-lateral do Vasco, ele vai comandar um time forte e experiente, que buscou nomes como o zagueiro Edson Silva, 37 anos,  que teve passagens por clubes como Fortaleza, São Paulo e Botafogo.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.