/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Kyrgios supera batalha de mais de 4h e vai encarar Nadal no Aberto da Austrália

Nadal fez seu melhor jogo até aqui e se mostrou agressivo em quadra. Ele disparou 42 bolas vencedoras e cometeu apenas sete erros não forçados.

Estadão Conteúdo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O tão esperado duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o tenista local Nick Kyrgios, conhecido pelas suas polêmicas, vai acontecer no Aberto da Austrália. Os dois venceram seus jogos da terceira rodada e vão se enfrentar nas oitavas de final do torneio.

Rafael Nadal passou com tranquilidade pelo seu compatriota Pablo Carreño Busta, 30º do ranking da ATP. O número 1 do mundo dominou o adversário e venceu o confronto por 6/1, 6/2 e 6/4, em 1h39 e avançou às oitavas na Austrália pela 13ª vez, sendo a quarta seguida.

Nadal fez seu melhor jogo até aqui e se mostrou agressivo em quadra. Ele disparou 42 bolas vencedoras e cometeu apenas sete erros não forçados. Nas subidas à rede, pontuou em 11 das 12 tentativas. Seu saque também foi um ponto alto, de modo que acertou nove aces, não cometeu dupla falta e teve aproveitamento de 84% em seus serviços.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Foi a minha melhor partida no torneio até aqui, sem dúvida", avaliou Nadal após o triunfo. "Hoje os meus saques encaixaram e, então, comecei a acertar alguns forehands na linha. Essa foi a chave da vitória", completou.

Ao contrário do espanhol, Kick Kyrgios, número 26 do mundo, teve que suar muito para vencer sua partida. O australiano superou uma verdadeira batalha física e mental que durou 4h26. Ele bateu o russo Karen Khachanov (17º) por 6/2, 7/6 (7/5), 6/7 (6/8), 6/7 (7/9) e 7/6 (10/8).

Muito exigido fisicamente, Kyrgio solicitou atendimento médico duas vezes durante o confronto. Primeiro, sentiu dores no glúteo. Depois, reclamou de um incômodo na parte posterior da coxa esquerda. Mesmo extenuado, o tenista local conseguiu suportar o cansaço para triunfar no duelo que teve quatro tie-breaks, para a alegria dos torcedores.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Kyrgios deu mostras de que venceria sem tanta dificuldade depois que abriu 2 sets a 0 e chegou a liderar a terceira parcial por 4/2, ficando a dois games de uma tranquila vitória em sets diretos. No entanto, o russo ressurgiu e mostrou muita força. Para forçar o quinto set, ele salvou dois match points, um no tie-break do terceiro set e outro no tie-break da parcial seguinte.

Khachanov, no entanto, cometeu erros consecutivos no reta final do set decisivo, no momento em que parecia que a vitória viria, e viu o Kyrgios definir a partida em seu potente saque.

Nadal tem uma vantagem apertada no histórico contra Kyrgios. O espanhol soma quatro vitórias e o australiano contabiliza três triunfos. Eles duelam neste domingo.

OUTROS RESULTADOS - Daniil Medvedev avançou às oitavas de final do torneio pelo segundo ano consecutivo. O tenista russo superou o tenista local Alexei Popyrin, 96º do ranking, por 6/4, 6/3 e 6/2. Número 4 do mundo, ele tenta chegar às quartas de final da competição pela primeira vez em sua carreira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Na próxima fase, Medvedev vai encarar Stan Wawrinka, que nem precisou se desgastar para passar de estágio. O suíço, 15º do ranking, se classificou depois que o norte-americano John Isner abandonou o duelo no segundo set, após pouco mais de 1 hora de jogo, quando perdia por 4/1 - na primeira parcial, foi derrotado por 6/4. O motivo da desistência foi uma lesão no pé esquerdo do número 19 do mundo.

Quem continua sem perder sets no torneio é Alexander Zverev. O alemão, número sete do mundo, derrotou o espanhol Fernando Verdasco (51º) por 6/2, 6/2 e 6/4. Dono de 11 títulos de nível ATP, Zverev, que busca seu primeiro troféu de Grand Slam e nunca passou das oitavas na Austrália, terá como adversário na sequência da competição o embalado russo Andrey Rublev, 16º do ranking, e que já conquistou dois títulos neste início de temporada - em Doha e Adelaide. Para chegar às oitavas, o tenista da Rússia despachou o belga David Goffin (11º) por 2/6, 7/6 (7/3), 6/4 e 7/6 (7/4).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Mais cedo, Dominic Thiem e Gael Monfils confirmaram o favoritismo em suas partidas e vão se enfrentar nas oitavas. O austríaco, número 5 do mundo, superou o norte-americano Taylor Fritz (34º) por 6/2, 6/4, 6/7 (5/7) e 6/4, e o francês bateu o letão Ernests Gulbis, apenas 256 do ranking, em sets diretos - 7/6 (7/2), 6/4 e 6/3.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.