/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

Burocracia pode impedir São Paulo de usar quase metade dos reforços na estreia

Os casos mais preocupantes envolvem o principal reforço, Hernanes, e o goleiro contratado para ser titular em 2019, Tiago Volpi

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O São Paulo foi uma das equipes que mais contratou na atual janela de transferências: sete reforços chegaram ao Morumbi até o momento. Porém, devido a problemas extracampo, quase metade das caras novas corre o risco de não estar à disposição do técnico André Jardine para o primeiro compromisso oficial da temporada: a estreia no Campeonato Paulista, neste sábado, contra o Mirassol.

Os casos mais preocupantes envolvem o principal reforço, Hernanes, e o goleiro contratado para ser titular em 2019, Tiago Volpi. Ambos chegaram de clubes de fora do Brasil, o que implica passar por dois registros, um internacional e outro já em solo nacional. Tanto a negociação envolvendo a saída do meio-campista do Hebei Fortune, da China, quanto a que tirou Volpi do Querétaro, do México, precisam de um "carimbo" de fora, o certificado de transferência internacional.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

É apenas com esse certificado em mãos que o São Paulo consegue passar pelo segundo passo, o cadastro brasileiro, chamado de Boletim Informativo Diário. Trata-se de um banco de dados da CBF com todos os registros de contratos feitos entre clubes e atletas. Sem estar catalogado nesse documento, o clube não pode, por exemplo, inscrevê-lo nas competições nacionais.

Já a situação do atacante Biro Biro foge um pouco ao controle do São Paulo, pois o jogador rescindiu de maneira unilateral seu contrato com o Shanghai Shenxin, da China, alegando atrasos no pagamento de salários. O Estado entrou em contato com o agente do jogador, Jorge Moraes. Apesar de pedir à reportagem que procurasse o São Paulo para falar sobre o assunto, o empresário afirmou que está "tudo caminhando bem", e disse que os atrasos superam os oito meses. A reportagem também enviou e-mail à Fifa para questionar se a entidade estava a par do litígio, mas, até o momento, não houve resposta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os três jogadores participaram dos amistosos da Florida Cup, nos Estados Unidos, mas não poderão disputar competições oficiais enquanto as situações não forem regularizadas. Os casos de Hernanes e Volpi, em tese, são fáceis de se resolver. Resta saber se a tempo do jogo de sábado. Além do trio, o clube contratou ainda Igor Vinícius, Léo, Pablo e Willian Farias.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.