/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Esportes

George Hilton deve manter equipe que coordena a preparação olímpica

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A um ano e meio dos Jogos do Rio/2016, o novo ministro do Esporte, George Hilton, indicou que pretende manter a estrutura que dá suporte à preparação dos atletas do País para a Olimpíada. Em reuniões de transição, o pastor evangélico, que assumiu o cargo nesta sexta-feira, convidou a cúpula da secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento para continuar na função.

A secretaria é gerida por Ricardo Leyser Gonçalves, do PCdoB paulista, há cinco anos. Assessor do ministro Agnelo Queiroz, o primeiro comunista a assumir o ministério, Leyser passou pela secretaria Nacional de Esporte Educacional e, entre 2005 e 2007, foi o secretário-executivo para os Jogos pan-americanos de 2007, no Rio.

Após o Pan, ele passou a ser o coordenador do governo federal na candidatura olímpica para os Jogos de 2016. Quando o Rio venceu o pleito, Leyser foi designado para cuidar que, esportivamente, o Brasil não fizesse feio na Olimpíada. Graças ao trabalho dele, foi criado o Plano Brasil Medalha, que, ao custo de prometido R$ 1 bilhão, oferece equipe multidisciplinar e bolsa de até R$ 15 mil aos atletas com chance reais de medalha em 2016.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O anúncio da substituição de Aldo Rebelo por George Hilton, passando o ministério do Esporte do PCdoB para o PRB, causou apreensão entre dirigentes e atletas de confederações olímpicas. O temor era principalmente pelo fim das ações que colocaram o Brasil no top10 de medalhas em Mundiais em 2013 - o número expressivamente menor de eventos mundiais no ano passado impediu a mesma contabilidade.

Nesta sexta-feira, na transmissão de cargo, George Hilton acalmou o olimpismo prometendo manter a Bolsa Pódio e a Bolsa Atleta, entre outros. "Será mantido o programa de infraestrutura esportiva, com a formação da Rede Nacional de Treinamento e a construção dos Centros de Iniciação ao Esporte, os CIEs. Será mantido o programa de controle de dopagem. Vou manter as ações de incentivo ao futebol feminino. E pretendo liderar o processo de debates com o Congresso Nacional para renovação da Lei de Incentivo ao Esporte, cujo prazo de validade expira neste ano de 2015", garantiu o novo ministro, citando todas as principais ações da secretaria de Alto Rendimento. Hilton não aceitou conceder entrevista desde que foi anunciado pela presidente Dilma. Nesta sexta, só discursou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Se Leyser continua, o secretário-executivo Luis Fernandes, porém, vai deixar o ministério. Cientista político, sem ligação com esporte até assumir o cargo, ele vai voltar, com Aldo Rebelo, para o Ministério da Ciência e Tecnologia, do qual foi secretário-executivo no primeiro mandato do presidente Lula.

George Hilton ainda não indicou quem fica com a secretaria-executiva, no lugar de Luis Fernandes. Especula-se que a presidente Dilma Rousseff passe à Casa Civil, comandada por Aloizio Mercadante, a interlocução com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e com o Comitê Organizador dos Jogos do Rio/2016. Luis Fernandes fazia ambas as funções.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.