/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
GRATUITO

Festival de cinema itinerante acontece sexta e sábado em Vitória

Na sexta (13), o evento irá ocorrer na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, e no sábado (14), a sessão será em São Pedro, também em Vitória, ambas às 18 horas

Lucas Gaviorno *Estagiário

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Angélica Goudinho
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma mostra de cinema vai percorrer bairros de Vitória. É o Mostra Festival Cinema de Vitória Itinerante, que ocorrerá nesta sexta-feira (13) e sábado (14), e vai promover duas sessões abertas para o público, com filmes produzidos no Brasil e no Espírito Santo.

Na sexta (13), o evento irá ocorrer na Praça Costa Pereira, no Centro da cidade, e no sábado (14), a sessão será em São Pedro, também em Vitória, ambas às 18 horas. 

LEIA TAMBÉM:

Chegou o Que Faltava inicia venda de fantasias para 2025

Com estátuas do Homem-Aranha autografadas, casa de Stan Lee é colocada à venda

Vídeo: saiba o que a Chegou o Que Faltava vai levar para o desfile

Os filmes que irão ser apresentados na Mostra serão: o longa-metragem Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, os curtas-metragens O Passarinho Menino, de Ursula Dart; e Saudades em Cor, de Arthur Felipe Fiel, e o videoclipe Água Salgada, da artista Ada Koffi, com direção de Wyucler Rodrigues.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Uma sala de cinema com cadeiras para os espectadores será montada para as exibições dos filmes, com equipamentos de projeção, como telão de LED e som.

O festival tem o objetivo de promover a difusão do cinema brasileiro e do audiovisual capixaba e promover a democratização do acesso à cultura com foco na formação de plateia.

Filmes que serão exibidos

Os filmes que serão exibidos pela Mostra foram produzidos em 2023 e 2024, sendo três obras capixabas e um longa-metragem que conta a história de dois artistas populares em todo o país.

Água Salgada, do diretor Wyucler Rodrigues, constrói um trabalho visual tendo a dança e o mar como tela para a canção homônima de Ada Koffi, que tem a fé e a ancestralidade como base para homenagear a Rainha do Mar.

Já a animação Saudades em Cor, de Arthur Felipe Fiel, conta a história de um menino que, após perder um parente para um vírus desconhecido, revisita em memória suas experiências com seu ente querido. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A ficção O Passarinho Menino, de Ursula Dart, conta a história do menino Leozinho que reinventa o legado do seu avô, a liberdade.

Carregando...

Fechando a programação, a exibição do filme Nosso Sonho, Eduardo Albergaria, cinebiografia da dupla Claudinho e Buchecha. O filme, protagonizado pelos atores Lucas Penteado e Juan Paiva, é contado a partir do ponto de vista de Buchecha e destaca a força de superação da dupla diante dos dramas e tragédias. 

O público também conhecerá como foram compostas algumas das canções que conquistaram várias gerações.

O evento será gratuito, com a classificação livre para todos os públicos, terá tradução em libras.

Serviço

Mostra Festival de Cinema de Vitória Itinerante
13 e 14 de dezembro
Centro de Vitória e São Pedro
Centro de Vitória
Quando: 13 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Praça Costa Pereira, Centro de Vitória (em frente ao Hub ES+)
São Pedro
Quando: 14 de dezembro (sábado)
Horário: 18 horas
Local: Orla de São Pedro em frente a Unidade de Saúde Ilha das Caieiras - Av. Beira Mar, 190, São Pedro
Filmes
- Nosso Sonho (longa-metragem)
de Eduardo Albergaria
FIC, 120’, RJ, 2023
Sinopse: “Nosso Sonho” é uma cinebiografia de “Claudinho e Buchecha”, dupla de maior sucesso do funk melody nacional de todos os tempos e ícone máximo do gênero na música brasileira. A história de uma amizade que se transforma em força de superação e conquista. Um filme que mostra como o ritmo e a poesia da periferia conquistaram o Brasil. Uma história real repleta de fantasia. Um musical, emocionante e divertido, feito de drama e tragédias, mas também de humor, surpresas e redenção.
- O Passarinho Menino (curta-metragem)
de Ursula Dart
FIC, 15’, ES, 2023
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Leozinho reinventa o legado de seu avô Juvenal, a liberdade.
- Saudades em Cor (curta-metragem)
de Arthur Felipe Fiel
ANI, ES, 10’, 2023
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
Sinopse: Após perder seu avô para um vírus desconhecido, sem nem mesmo ter a chance de dele se despedir, um pequeno garotinho revisita, em memória, suas vivências e experiências com seu já partido ente querido. Após encontrar uma fotografia do seu avô consigo, ainda mais menino, o pequeno vai à sua cama e abre o livro de histórias que, na fotografia, seu avô segurava enquanto para ele lia. É a partir de um mergulho naquelas multicoloridas narrativas que o pequeno menino ressignifica sua dor, transformando Saudades em Cor.
- Água Salgada (videoclipe)
de Wyucler Rodrigues. Artista Ada Koffi
VID, ES, 5’, 2023
Sinopse: “Água Salgada” é um videoclipe que retrata a fé e o amor na rainha do mar, é um balaio que se constrói junto e que sai ao encontro das águas pelas mãos de Ada, Jay e Jaciara, acompanhados do balé dos “filhos que são como peixes”, Odoyá!


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.