/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
LUTO

Escritor e acadêmico Gabriel Bittencourt morre aos 81 anos

Autor de 25 livros era o quarto ocupante da cadeira nº12 da Academia Espírito-Santense de Letras. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio

Nicolas Nunes

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Foto: Acervo pessoal
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Gabriel Augusto de Mello Bittencourt, membro da Academia Espírito-Santense de Letras, morreu aos 81 anos nesta quarta-feira (18). Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e infarto agudo do miocárdio. 

O escritor era o quarto ocupante da cadeira nº12, e nasceu em 1942 em Cachoeiro de Itapemirim. A Academia Espírito-Santense de Letras, em nota, se solidariza com os familiares de Gabriel Bittencourt.

Gabriel é autor de 25 livros, dentre os quais se destacam "Esforço industrial na república do café", de 1982, "Espírito Santo: A indústria de energia elétrica", de 1984, "Notícias do Espírito Santo", de 1989, e "História geral e econômica do ES", de 2006.

Leia também:

5 golpes mais comuns no Natal e Ano Novo e como se proteger

Cadela de apresentadora é encontrada com ajuda de mulher que pediu emprego semanas antes

ES tem três alertas de chuvas intensas e granizo; veja a previsão

O integrante da Academia recebeu diversas premiações, como a Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau de oficial, a medalha do Sesquicentenário do Poder Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales), e o 1º Prêmio do concurso 250 Anos do Café no Brasil, do IBC, em 1978.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com um vasto currículo, Gabriel era livre docente, mestre, e doutor especialista em História do Brasil pela Universidade Gama Filho (RJ), diplomado em Études Approfondies-DEA (França), em Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra do Brasil, e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais.

Carregando...

Foi professor e fundador da Escola de Ciências Jurídica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI/RIO), atuou como ex-professor-assistente de Política da Universidade Gama Filho da Universidade de Vila Velha, e também do departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo.

Foi, também, presidente de honra do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, era sócio-correspondente (titular) do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Também integrou as Academias Portuguesa da História, Letras e Artes (Cascais, Portugal), Real Academia de la Historia (Espanha), Nacional de la Historia (Argentina), Boliviana de La Historia (La Paz) e o Instituto Historico y Geografico del Uruguay.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Na última década, deu continuidade a pesquisa a respeito da história do Espírito Santo com a publicação de "Jesuítas e governantes do Espírito Santo (1551-2008). O Palácio Anchieta e de Vitória", "Recriando as trilhas de Anchieta (Os jesuíta e a obras de Anchieta no Brasil e no Espírito Santo)" e "A saga dos Bittencourt".

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.