/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
DE GRAÇA

Capixaba com série indicada ao Emmy participa de evento sobre HQs em Vitória

Toda a programação do FestCria 2024 é gratuita. Interessados devem se inscrever via formulário

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Gustavo Louzada
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O FestCria 2024 terá como destaque nesta terça-feira (3) os capixabas Raul Chequer, Juliano Enrico e Federico Nicolai, criadores das animações “Irmão do Jorel” e “Acorda, Carlo” (indicada ao Emmy Internacional 2024). Eles vão bater um papo sobre o processo criativo e o impacto de suas produções.

O festival, que está na 4º edição, começou nesta segunda-feira (2) e vai até 7 de dezembro. Este ano, o tema “Hackear a Cidade” propõe uma reflexão sobre como repensar e reimaginar os espaços urbanos através da criatividade. 

Todas as atividades são gratuitas. Para participar, bastar se inscrever pelo formulário do evento.

LEIA TAMBÉM:

>> Vila Velha terá espetáculo de graça e vila natalina a partir desta terça

>> Folha Vitória mostra os bastidores do Carnaval a partir desta terça

>> Semana do samba no ES tem Péricles, Dudu Nobre, feijoada da Pega e mais

Carnaval e brasilidades

Na quarta-feira (04), das 18h às 20h, o Hub ES+ vai receber um debate sobre os carnavais de rua de Belo Horizonte, Recife e Vitória. A conversa será mediada pelo sambista e historiador Marcus Vinicius e contará com a participação de Luci de Nana, vice-presidenta da Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro); o professor Guilherme Varella, da UFBA; e a arquiteta e urbanista Camila Benezath, batuqueira de blocos de carnaval de rua de Vitória. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No dia seguinte, quinta-feira (05), das 18h às 22h, a programação do festival traz uma conversa especial com o escritor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas, que vai falar sobre brasilidades e o carnaval de rua no Bar Gruta da Onça.

Processo criativo e animação

A programação de sexta-feira começa com a palestra de Ana Clara Balarini, que compartilhará sua experiência como designer no Will Bank, abordando o trabalho em um time de design dentro de um banco digital nacional. A palestra acontece na Sala Criativa das 9h às 10h.

Em seguida, das 10h30 às 12h, o DNAnimation, grupo de animação da UFES, apresentará a palestra sobre os processos criativos na animação, destacando como produzir um curta animado em 17 dias.

Eles compartilharão as etapas de criação, pré-produção e produção, e ao final, exibem o curta animado de forma inédita.

Carregando...

Etnografia e design

Simultaneamente, das 9h às 12h, o professor José Name (Ufes) ministrará uma oficina sobre etnografias audiovisuais no Lab Maker, explorando o uso de ferramentas audiovisuais em projetos sociais. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No auditório, Douglas Negrisolli fará uma palestra das 9h às 12h sobre a interseção entre design, consumo e a indústria brasileira, com foco em práticas sustentáveis e estratégias inovadoras.

À tarde, das 13h30 às 16h30, na Sala Criativa, acontecerá a Oficina de Criação Esquisita, com Carol Cuquetto, incentivando a criação livre através do jogo surrealista “cadáver esquisito”.

No Lab Maker, das 13h30 às 14h30, Paula Gobetti (UFES) apresentará a palestra “O olhar-sentir-agir esterilizado”.

À tarde, das 13h30 às 16h30, o Felipe Nader (Ave Design) liderará a Oficina de Gestão Financeira para Negócios Criativos no Auditório.

A programação do dia será encerrada com uma mesa-redonda, das 15h às 16h30 no Lab Maker, com Comboio e DNAnimation (UFES), discutindo como manter a autenticidade na animação ao atender às demandas do mercado.

No sábado, 7 de dezembro, o evento inicia com a Maratona Criativa “Design Lab: do Sketch ao Sucesso”, das 9h às 16h30 no Lab Maker, em parceria com o Sebrae e o Distrito Criativo. Das 9h às 10h, a Amanda Lobos realizará uma palestra no Auditório sobre “Ilustração: Possibilidades e Carreira”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

À tarde, das 14h30 às 16h30, TEM Design realizará uma análise de portfólios na Sala Criativa, oferecendo feedbacks especializados para auxiliar os participantes a aprimorar seus portfólios e se preparar para o mercado de design.

Favela é Giro

No campo da arte contemporânea periférica, o público poderá conferir a exposição itinerante “Favela é Giro”, que está em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES). 

A mostra, aberta de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos finais de semana, das 10h às 16h, apresenta 20 obras que celebram as favelas brasileiras, explorando tanto suas belezas quanto os desafios enfrentados pelas comunidades.

Para conferir a programação completa acesse aqui.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.