/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Velório de Monarco leva centenas de pessoas à quadra da Portela

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O velório do sambista Monarco, que morreu no sábado aos 88 anos, foi aberto ao público no fim da manhã deste domingo, 12, e recebe centenas de pessoas na quadra da Portela, na zona norte do Rio. As homenagens tem previsão de durar até às 14h. O sepultamento está marcado para às 16h, no cemitério de Inhaúma.

Presidente de honra da Portela e um dos mais antigos integrantes da Velha Guarda da tradicional escola de samba, Monarco estava internado desde novembro no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, quando foi submetido a uma cirurgia no intestino. De acordo com nota oficial divulgada pela Portela, o sambista "não resistiu a complicações da intervenção".

Desde que os portões da quadra da Portela foram abertos para o velório, centenas de pessoas, entre fãs, amigos e admiradores do sambista, apareceram para prestar uma última homenagem. Além de integrantes da própria agremiação, pessoas com camisetas de outras escolas de samba também se fazem presente.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Monarco era um gênio, um grande brasileiro. Um cara que soube expressar os valores da cultura popular com uma sabedoria única", afirmou a cantora Marisa Monte, que também foi ao velório. Em 1999, ela convidou toda a Velha Guarda da Portela para gravar o CD Tudo Azul. Quase dez anos depois, em 2008, Lula Buarque de Holanda e Carolina Jabor lançaram o documentário "Mistério do Samba", produzido por Marisa Monte, que tem Monarco como um dos principais personagens.

Portelense, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), chegou ao velório acompanhado da mulher no início da tarde. Paes tem feito sucessivas homenagens ao músico em suas redes sociais desde que recebeu a notícia da morte de Monarco. Neste domingo, ele postou uma foto em que aparece ao lado do sambista e de Tia Surica, matriarca da escola de samba. Junto com a imagem, Paes escreveu os versos "Alegria partiu, foi embora / Não sei viver sem teu amor / Sozinho curto a minha dor", da música Coração em Desalinho, que tem Monarco como um dos compositores.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.