/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Parque Cultural Reserva Vitória, na Enseada do Suá, terá espaço para eventos

Marcando a inauguração do espaço, o parque recebe neste fim de semana a presença de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus com o espetáculo Quebra-Nozes

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thamiris Guidoni / Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Parque Cultural Reserva Vitória, inaugurado nesta sexta-feira (17), na Enseada do Suá, além de galeria a céu aberto, também terá um espaço exclusivo para eventos. 

E, já para a abertura, neste fim de semana acontece o espetáculo Quebra-Nozes com a presença de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus. O palco já´ foi montado ao lado do Shopping Vitória.

LEIA TAMBÉM: 

>> Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus vão dançar no Shopping Vitória

>> Obras de arte vão transformar futuro parque em Vitória numa grande galeria a céu aberto

O parque, que já está aberto para visitação, tem praça com área verde, playground para crianças, equipamentos de ginástica, ruas para pedestres, iluminação com rede subterrânea, paisagismo, sete obras de arte ao ar livre e integração com bairros vizinhos. 

Com área de 16 mil m² atrás do Shopping Vitória, o espaço foi construído pela Nova Cidade Empreendimentos, empresa integrante do Grupo Buaiz, e foi  doado para a Prefeitura Municipal de Vitória para uso público.

“Há dois anos isso tudo era uma área vazia. A importância desse parque é múltipla. Colocamos sete obras de arte e criamos um circuito de arte a céu aberto. Também terão eventos culturais e essa é a maior gentileza urbana que já se viu. O parque é uma propriedade pública”, ressaltou Americo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz.
Foto: Foto: Alex Bono

Americo falou ainda sobre a importância do espaço para os artistas capixabas.

“Ter um parque cultural que já começa com obras de arte é verdadeiramente uma inspiração para nós e para os outros. Duas das obras são de artistas capixabas e outras cinco são de brasileiros reconhecidos internacionalmente. Isso é um processo e é uma daquelas coisas que quando começa, não para mais de crescer. Estou convencido de que isso será uma demarcação neste campo cultural”, finalizou.

Durante a inauguração, o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini falou sobre a conquista que é um local que dará espaço aos artistas e também para a cultura local. 

“O parque é um presente de Natal adiantado para a cidade de Vitória. São 16 mil metros quadrados de uma área que agora é pública e que a população poderá usar. Nós teremos cultura, arte e apresentações. Essa é uma área que vai se tornar referência no Estado. Isso mostra o potencial turístico da nossa cidade. Vitória agradece essa atuação e recebe esse presente com muita felicidade”.

Galeria a céu aberto

Foto: Marcelo Pereira / Folha Vitória

O local terá sete obras de arte que vão deixar o parque ainda mais encantador. A visitação é gratuita. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com curadoria de Matias Brotas Arte Contemporânea, as criações dos capixabas Sandro Novaes e Vilar, além de José Bechara, José Spaniol, Adrianna EU, Thainan Castro e Antônio Bokel fazem parte do projeto.

Fundada há 15 anos e referência no cenário da arte, a Matias Brotas realizou mais de uma centena de exposições individuais e coletivas de artistas de todo o mundo, além de ações que visam estabelecer redes entre os circuitos artísticos local e nacional.

De acordo com as curadoras Sandra Matias e Lara Brotas, o desejo é criar uma atmosfera de experiência com o espaço, onde as pessoas possam se conectar não só com a paisagem, mas também com a arte, ampliando as possibilidades de pertencimento à cidade.

O Parque Cultural Reserva Vitória foi cedido para a prefeitura em contrapartida a uma compensação legal para uso de área para a construção de dois empreendimentos imobiliários, também atrás do Shopping Vitória. Mas o projeto construído pela Nova Cidade Empreendimentos foi além. 

“Se nós pensarmos que há dois anos essa área era vazia e sem utilidade, tínhamos que pensar em uma intervenção simples, mas nós propusemos a Prefeitura de Vitória que aqui fosse instalado um parque. Com o passar do tempo, adjetivamos esse parque de Parque Cultural e colocamos sete obras de arte e criamos um circuito de arte a céu aberto. Isso é muito importante porque além desse espaço cultural servir cotidianamente para a população, também haverá eventos de natureza cultural. Acho um marco para a cidade. Essa é a maior gentileza urbana que já se viu no Espírito Santo e uma das mais raras no Brasil", ressaltou Americo. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ainda como benefício para a comunidade, de forma voluntária, o projeto também promove melhorias na calçada e ciclovia próximas ao acesso à Ilha do Boi, que faz parte da revitalização que será feita na Curva da Jurema. 

Com os nomes de Ilha Vitória e Ilha Trindade, os imóveis de luxo que serão construídos ao lado do parque terão seis andares, com altura máxima de 20 metros cada um, - mesma altura que tem hoje o shopping.  

CONHEÇA O PARQUE CULTURAL RESERVA VITÓRIA:

Onde: Rua Victor Civita, atrás do Shopping Vitória, na Enseada do Suá. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.