/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
​Caminhos da Prainha

Exposição gratuita de cerâmica é aberta na Casa da Memória em Vila Velha

Projeto apresenta uma coleção de peças artísticas criadas por ceramistas que atuam na região do sítio histórico da Prainha

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Prefeitura de Vila Velha
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Casa da Memória está com a exposição "Nos Caminhos da Prainha", que fica aberta para visitação pública até o dia 10 de dezembro.

O projeto apresenta uma coleção de peças artísticas criadas por ceramistas que atuam na região do sítio histórico da Prainha, usando argila e esmalte como materiais inspirados nos variados caminhos que conduzem à vivência na região. 

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre esses caminhos estão o Convento da Penha, com sua preservada Mata Atlântica, a praça da Igreja do Rosário, a área das peixarias e dos barcos de pescadores, o Parque da Prainha e a própria Casa da Memória, com seu acervo que inclui o bonde e estátuas de figuras históricas.

O objetivo central é proporcionar aos visitantes uma imersão na cultura local, evidenciando como os elementos naturais - terra, água, ar e fogo - se transformam em peças artísticas e utilitárias nas mãos habilidosas das ceramistas. Destaca-se, especialmente, a importância da preservação da Mata Atlântica e das iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os ateliês envolvidos na exposição incluem a Oficina Massapê, com as ceramistas Bia Zampieri, Tina Artigas, Lili Tinti, Emá Righetti e Dani Perim, o Bendito Canto, dirigido pela ceramista Jan Cassa, e o Neshamah Arts, sob a orientação da artista Cristine Tristão. 

Além disso, o ateliê Papel Recriado também terá presença na exposição, fornecendo informações sobre seus papéis sustentáveis, produzidos a partir de aparas recicladas e fibras naturais de ciclo renovável, ressaltando a importância da responsabilidade ambiental.

CASA DA MEMÓRIA

A Casa da Memória é uma construção do século XIX que abriga uma exposição permanente, composta por fotografias, objetos e outras imagens que narram a história da formação do município e do Estado. 

A iniciativa para transformar o local em um museu data de 1989, quando os moradores da região se mobilizaram nesse sentido, resultando na contratação do projeto de reforma e ampliação do antigo casarão, que hoje é conhecido como Casa da Memória.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em sua área externa, encontra-se o antigo bonde que circulava por Vila Velha, e recentemente, o local passou por uma reforma que ressaltou ainda mais sua importância entre os monumentos do Sítio Histórico da Prainha. A Casa da Memória está aberta para visitação de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h30.

EXPOSIÇÃO NOS CAMINHOS DA PRAINHA

Visitação: até o dia 10 de dezembro, de terça a domingo, das 8h30 às 17h30
Casa da Memória - Av. Luciano das Neves, nº 17, Prainha, Vila Velha
Entrada gratuita.
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.