/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Para as crianças

Ingressos para "João e o Pé de Feijão" começam a ser distribuídos nesta terça em Vitória

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir desta terça-feira (10), às 14 horas, na bilheteria do teatro da Ufes

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Allan Bravos
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Dia das Crianças está logo ali, e como presente para os pequenos, o espetáculo "O Guarda-Histórias – João e o Pé de Feijão” acontece na quinta-feira (12), às 16 horas no Teatro Universitário da Ufes, em Vitória, em apresentação única.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir desta terça-feira (10), às 14 horas, na bilheteria do teatro.

É necessário apresentar o CPF e cada documento dá direito a um par de ingressos e não é possível levar o CPF de outra pessoa para retirada.

A peça faz parte da 4ª edição do programa Diversão em Cena Vitória

O espetáculo que faz parte do programa Diversão em Cena, também inclusivo, já que conta com a presença de intérprete de libras, e teatro Universitário contém elevador/rampa e espaço para cadeiras - acessibilidade PcD.

A peça tem duração de 50 minutos e classificação etária a partir dos 3 anos.

“O Guarda-Histórias – João e o pé de feijão”

O João e o Pé de Feijão é um conto de fadas muito antigo de origem inglesa. Ao longo dos tempos foi posto em papel por muitos contadores de histórias tradicionais e escritores, e também com peças teatrais. A releitura da tradicional história infantil do clássico João e o pé de feijão, da Cia Voir de Teatro, é criativa, contada de um jeito diferente, e com elementos cênicos, para chamar atenção das crianças de todas as idades.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Nesta versão do clássico infantil, a história é contada dentro de outra narrativa, conforme explica o diretor do espetáculo, Max Oliveira. “A trama de João e o Pé de Feijão está inserida na História de Philip e Lucy que vão descobrir os poderes de um velho guarda-roupas que fica no porão de casa e que transporta os dois personagens para o mundo das histórias onde viverão o clássico de João e o Pé de Feijão”, diz.

Ainda de acordo com o diretor, a versão original da história infantil foi praticamente toda mantida, e somente houve a inclusão de uma cena, em que a mãe de João resolve gastar com bobagens as moedas de ouro que o garoto trouxe após sua aventura ao escalar o pé de feijão.

Com a união de duas narrativas, a companhia decidiu representar todos os cenários sem sair do universo do porão da casa de Lucy, onde o espetáculo começa, conforme explica o diretor. “O público será surpreendido com cenários que mudam dentro de um guarda-roupas e objetos ganhando vida para virar personagens, como a Leiteira, a vaquinha de João, que ganha vida através de uma tábua de passar, um tecido e um balde”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O diretor afirma, com isso, que a produção da peça é bastante teatralizada e vai fazer o público viajar e usar bastante a imaginação. “Um dos pontos altos do espetáculo é quando João escala o pé de feijão. Na cena, um efeito especial de gelo seco cria a sensação de João estar caminhando sobre as nuvens”, acrescenta.

A Cia Voir escolheu “João e o Pé de Feijão” por se tratar, segundo o diretor, de um clássico poucas vezes colocado em cena. “Em um processo de pesquisa, nossa equipe criativa entendeu que seria um ótimo momento de encená-la incluindo algumas atualizações sociais e inserindo mensagens educativas como a de ser responsável pelos próprios atos”, comenta.

As lições reflexivas que as crianças podem aprender, são: As responsabilidades pelos nossos próprios atos; consequências das atitudes; planejamento financeiro no emprego da renda familiar e o valor da amizade.

SINOPSE

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

João é um garoto que vive com sua mãe num casebre. Eles enfrentam dificuldades financeiras e precisam vender tudo o que têm, incluindo a melhor amiga de João, uma vaquinha chamada Leiteira.

No caminho até a feira da cidade, João é abordado por um ancião que oferece como pagamento pela vaquinha, alguns feijões que diz serem mágicos. Convencido de que está fazendo um bom negócio, ele a trocá-la pelos feijões, deixa sua mãe muito furiosa. Tristonho, ele acaba jogando os feijões fora.

Mas, bastou uma chuva para mostrar que os feijões realmente eram mágicos e aqueles grãos se transformaram em um gigantesco pé de feijão. Curioso, João escalou até chegar ao céu, onde conheceu a adorável “Esposa” de um terrível gigante.

DIVERSÃO EM CENA - “O GUARDA-HISTÓRIAS – JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”

Foto: Allan Bravos
Data: quinta-feira (12)
Local: Teatro Universitário Ufes, em Vitória
Hora: 16 horas
Gênero: infantil
Classificação: a partir dos 3 anos
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita: retirada do ingresso na semana do evento, a partir de terça feira, dia 10 de outubro, na bilheteria do teatro. Apenas 2 ingressos por CPF.
Horário de funcionamento da bilheteria: das 14h às 19h – de terça à sexta-feira.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Natália Foschini e Alex Alves
Operador de Som: Eduardo Gabriel
Operador de Luz: Isaias Neri
Voz do Gigante Vandson Paiva
Preparação de Atores: Fernando Marianno
Trilha Sonora: Elton Towersey
Design de Cenário e Figurino: Paula de Paoli
Execução de Cenário: Vagner Almeida
Execução de Objetos: Victor Lei
Execução de Figurino: Zezé de Castro
Artesã Ieda Campos
Acessórios Complementares: Adelina Silva Gomes
Design Gráfico: Celso Azevedo e Victor Hugo Dultra
Ilustração de Logo: Henrique Mathias
Produção executiva: Eri Alves
Produção Geral: Jardel Romão
Direção Geral: Max Oliveira
Produção: DESPERTAR PRODUÇÕES
Realização: CIA VOIR DE TEATRO
Apresentado por Ministério da Cultura e ArcelorMittal
Assessoria de Imprensa: Adriana Jenner
Produção local: WB Produções

ACESSO E FORMAÇÃO DE PÚBLICO

A Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil.

Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

SOBRE A FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.