/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Influencer Karen Bachini desabafa após diagnóstico de lipedema: "Dor"

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Karen revelou que passará por uma cirurgia para tratar a doença; saiba detalhes

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/YouTube/Karen Bachini
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A influencer Karen Bachini, de 32 anos de idade, desabafou com os seus seguidores após ser diagnosticada com lipedema, uma doença vascular crônica que causa o aumento desproporcional de gordura nas pernas, provocando dor na região.

Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Karen revelou que passará por uma cirurgia para tratar a doença. "Eu vou fazer uma cirurgia, eu tenho uma doença nas pernas que chama lipedema. Depois de muitos anos pesquisando diversos médicos, eu finalmente descobri", disse.

"É uma doença que atinge muitas mulheres, basicamente que atinge apenas mulheres, mas quero muito fazer esse vídeo e mostrar as fotos. Eu falei: 'Como eu nunca tinha reparado que era assim antes?'", acrescentou ela.

LEIA TAMBÉM: Manteiga ou margarina: qual é mais saudável? Vídeo revela caloria, gordura e de que é feita: "Faz mal?"

Ela contou que sempre teve muitas dores na parte de baixo do seu corpo e que ele era desproporcional, parecendo que "foi montado por duas bonecas". Veja:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"A minha parte de cima parece um corpo e a debaixo parece de outra boneca. Falta muita sinergia entre as duas partes. Minhas pernas estão sempre muito inchadas, inflamadas, eu tenho muita dor. Eu fui fazer ultrassom nas pernas e eu fiquei com dor por três dias. Pra mim ainda é muito emocional falar sobre isso", afirmou.

Em uma foto, ela mostrou como estão suas pernas:

Foto: Reprodução/YouTube/Karen Bachini

"É muito louco porque eu sempre busquei uma solução para minhas pernas e todo mundo sempre falou que eu era preguiçosa e não queria malhar. Quando eu malho, já teve época que eu me exercitei seis meses consistentemente, a minha parte de cima do corpo trinca, fica muito magra e esquelética. A parte debaixo, a gordura que tenho nas pernas, no joelho, na canela, nunca se mexeu".

LEIA TAMBÉM: Câncer? Médico explica perigos de vitamina em excesso e para que serve C, D e K

A influenciadora ainda relatou que quando se encontra com seus seguidores, sempre falam: "Nossa, não dá para imaginar que você tinha tanta perna assim". Ela concordou e disse: "Realmente não é compatível com minha parte de cima do corpo".

Em um novo vídeo recente, a influencer relatou tudo sobre o lipedema e o como foi o diagnóstico dela. Assista:

INFLUENCER COM LIPEDEMA DESABAFA

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A influencer Victoria Matos, de 26 anos de idade, enfrenta uma batalha diária com o lipedema, uma doença que muitas vezes é confundida com obesidade.

Recentemente, ela abriu o jogo sobre a dificuldade de encontrar roupas adequadas para pessoas que lutam contra essa condição, lançando uma crítica afiada à indústria da moda.

LEIA TAMBÉM: Influencer viraliza ao falar o que aconteceu com pés amputados e doença

Victoria compartilhou sua experiência e desafios enfrentados no que diz respeito à moda. "É incrivelmente frustrante. O lipedema afeta a maneira como meu corpo se distribui, resultando em acúmulo de gordura desproporcional nas pernas e quadris. Isso significa que, mesmo que eu perca peso, minhas pernas permanecem com um volume significativo", contou.

"Infelizmente, a indústria da moda parece ignorar pessoas como eu. Poucas marcas realmente consideram as necessidades de quem sofre com o lipedema.", disse a influencer.

Foto: Reprodução/Instagram @soyvictoriamatosa/Montagem FV
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Victoria Matos destacou a falta de opções de roupas que atendam às suas necessidades específicas, como roupas que proporcionem compressão adequada e conforto.

"Encontrar roupas que se ajustem bem e me façam sentir confiante é uma busca constante. Muitas vezes, sou forçada a escolher peças que não são realmente adequadas para o meu corpo, o que afeta minha autoestima", afirmou.

LEIA TAMBÉM: Ora-pro-nóbis: "Planta é remédio natural". Biomédico fala benefícios, indicação e como consumir

A jovem ressaltou a necessidade de maior inclusão na indústria da moda.

"As pessoas com lipedema também merecem se sentir bonitas e à vontade em suas roupas. Não é apenas sobre moda, é sobre representação e aceitação. Nenhuma marca pensa em nós, e isso precisa mudar", declarou.

A influencer está usando sua plataforma para aumentar a conscientização sobre o lipedema e desafiar a indústria da moda a considerar uma variedade maior de corpos em suas coleções. 

"Estou comprometida em ser uma voz para aqueles que também lutam contra o lipedema. A moda deve ser para todos, não apenas para um padrão estereotipado. Vamos pressionar por mudanças e tornar a moda verdadeiramente inclusiva", concluiu Victoria Matos.

LEIA TAMBÉM: Bicarbonato para limpar e melhorar saúde: saiba o que é e como usar super suplemento

O QUE É LIPEDEMA?

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

O lipedema, uma condição inflamatória que resulta no acúmulo desproporcional de gordura em áreas como pernas, quadris e braços, afeta aproximadamente uma em cada dez mulheres no Brasil, totalizando cerca de 5 milhões de pacientes.

Devido à sua semelhança com a obesidade, o lipedema frequentemente não recebe o tratamento adequado, obtendo consequentemente resultados insatisfatórios em muitos casos.

De acordo com a endocrinologista Lusanere Cruz, “nos casos moderados e graves, dieta e exercícios podem não ser o suficiente para eliminar a gordura inflamada e com fibrose”.

Embora não haja cura para o lipedema, existem tratamentos que devem ser abordados de maneira multidisciplinar.

LEIA TAMBÉM: Ginecologista do ES explica caso de mulher com candidíase há 1 ano; veja dicas

O tratamento envolve diversas especialidades médicas, como endocrinologia, angiologia, cirurgia vascular, fisioterapia, nutrição e cirurgia plástica.

Os cuidados e procedimentos visam aliviar os sintomas, prevenir a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida e a saúde geral das pacientes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

A fisioterapia, por exemplo, atua na redução do processo inflamatório, reabilitando o sistema linfático, controlando a dor, com foco nas alterações articulares e biomecânicas, que muitas vezes ocorrem em decorrência da frouxidão e sobrecarga das articulações.

“Algumas técnicas utilizadas são a drenagem linfática manual, terapia compressiva, eletroterapia, pilates e orientação quanto ao uso adequado de meias de compressão”, enumera a fisioterapeuta Larissa Musso.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA: O que é lipedema? Veja cirurgia, sintomas e como médico trata doença

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.