/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Capixaba forma campeãs do Concurso Nacional Ligia Amadio para mulheres solistas

Evento aconteceu no início do mês de setembro, no Theatro da Paz, em Belém do Pará

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Acervo pessoal
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A professora capixaba Janne Gonçalves, da Escola de Música Gabriel Camargo, foi responsável pela preparação de três grandes vencedoras do 1º Concurso Nacional Ligia Amadio para Mulheres Solistas

O evento, que aconteceu no início do mês de setembro, no Theatro da Paz, em Belém do Pará, contou com a participação de mais de 100 musicistas de todo o Brasil, na maioria adultas, o que engrandece ainda mais a vitória das jovens Patrícia Yamazaki, Olívia Tebaldi e Sara Canal.

Patrícia, de 15 anos, e Olívia, de 13, conquistaram o primeiro lugar na competição, recebendo o prêmio de R$ 4 mil e a chance de se apresentarem como solistas com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz​. 

LEIA TAMBÉM

Morre Tito Jackson, irmão de Michael, aos 70 anos
Carnaval 2025: gravações dos sambas do Grupo Especial já começaram
“Canta, Imperatriz do Forte”: escola divulga samba-enredo para 2025

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Sara Canal, outra promissora pianista sob a orientação de Janne, ficou com o terceiro lugar, consolidando a excelência da formação musical oferecida pela professora capixaba​(

Valorização de mulheres

Foto: Acervo pessoal

A maestrina Ligia Amadio, que dá nome ao concurso, é uma figura de grande relevância na música clássica brasileira. 

Carregando...

Desde 2023, ela ocupa o cargo de regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sendo a primeira mulher a alcançar essa posição em quase 50 anos de história da Orquestra. 

O trabalho tem sido fundamental para a promoção e valorização de mulheres na música clássica, alinhando-se com o propósito do Projeto Mulheres na Música de Concerto​.

A vitória dessas jovens, em um concurso com maioria de participantes adultas, destaca o alto nível da formação musical oferecida por Janne Gonçalves e reforça a importância de iniciativas como o concurso para o desenvolvimento do talento feminino na música.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.