/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

De dunas a cachoeiras: veja parques e outros lugares do ES para visitar na primavera

Parques são um convite para quem adora o contato com a natureza. Atualmente, o Estado tem alguns que são abertos à visitação

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com a chegada da primavera neste sábado (23), os capixabas pensam em como passar o tempo livre com as atrações do ecoturismo. 

Leia também: Vitória em tons de rosa: florada de ipês colore a Capital; veja fotos

Dentre as escolhas mais divertidas para a família, estão os parques estaduais. Com uma rica biodiversidade e paisagens diversificadas, os locais oferecem, além de paisagens que são cartões-postais do Espírito Santo, atividades como trilhas ecológicas e banhos de cachoeira.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os parques estaduais são um convite para quem adora o contato com a natureza. Atualmente, o Estado tem alguns parques abertos à visitação, todos com infraestrutura adequada para receber turistas de todas as idades.

O jornal online Folha Vitória separou opções de parques e lugares para você se programar e passar a primavera mais perto da natureza. Confira:

PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL

Foto: Divulgação/ LR Comunicação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Localizado em Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, os frequentadores do parque podem curtir a beleza dos mirantes, de onde podem avistar a formação rochosa que dá nome à unidade, que é um dos pontos mais famosos do Espírito Santo. A entrada é gratuita.

O acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas. Não é permitida a entrada de animais domésticos. Não é permitido o uso de drones.

Horários de entrada para agendamento:
Manhã: 8h, 9h, 10h e 11 horas.
Tarde: 13 horas
Limite de 30 pessoas por horário
É necessário fazer agendamento pelo site https://iema.es.gov.br/PEPAZ

PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS

Foto: Iema/Divulgação

O parque, localizado em Conceição da Barra, na região Norte do Estado, tem como atração principal as dunas e praias, que atraem turistas de todo o País. Também há a Trilha do Pescador, que é um caminho feito em uma área de restinga em regeneração. O destino desse passeio é o mar, onde há um local com os barcos utilizados pelos moradores da região. 

Não é necessário agendamento
A visitação é gratuita
Aberto todos os dias, de08 às 17 horas

PARQUE ESTADUAL DA CACHOEIRA DA FUMAÇA 

Foto: Karol Gazoni

Uma ótima opção para quem optar pelo interior. O parque fica em Alegre, na região Sul do Espírito Santo. Há no local uma queda d’água de 144 metros de altura onde é possível nadar. 

Aberto todos os dias, de 8 às 17 horas
Não é necessário agendamento, exceto para recepção de grupos organizados e com necessidade de palestra e condução nas trilhas. Agendamento via e-mail: [email protected]
Visitação gratuita.

PARQUE ESTADUAL PAULO CÉSAR VINHA

Foto: Leonardo Merçon
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O parque fica localizado em Guarapari, e traz várias atrações para os fãs do ecoturismo. Tem a Lagoa de Caraís como destaque. As águas são avermelhadas e a localização é próxima à praia. Outros atrativos são as Trilhas da Clusia e a da Restinga.

Aberto todos os dias, de 8 às 17 horas
Acesso às trilhas somente até às 15 horas.
Não é necessário agendamento.
Entrada gratuita
Projeto de acessibilidade Trilha Cidadã: quinta-feira de 8 às 17 horas. Necessário agendamento prévio pelo telefone (27) 3636-2522.
Grupos organizados de 15 a 40 pessoas (escolas, excursões, etc): somente em dias úteis mediante agendamento prévio.
Mais informações: (27) 3636-2522

PARQUE ESTADUAL DE FORNO GRANDE

Foto: Karol Gazoni

Criado em outubro de 1960, como Reserva Florestal. O relevo é montanhoso culminando no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Nesta região da serra capixaba, predomina a colonização italiana, que identificava o Pico como uma representação em grande escala dos fornos de assar pães. A flora é diversificada e a fauna possui animais na lista de extinção, como a onça sussuarana e o gavião-pega-macaco. 

Horário de funcionamento: 8 às 16 horas.
Não precisa de agendamento.
ATENÇÃO: o acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas
Escalada ao pico do Forno Grande: diariamente, com saída às 6h e 6h30. É necessário agendamento prévio pelo site agenda.es.gov.br
O limite geral é de 20 pessoas por dia. Não é permitido o acesso à via de escalada em grupo com mais de 10 integrantes. É necessário o uso de equipamentos de escalada.

PARA QUEM QUER CURTIR A ESTAÇÃO COM AVENTURA 

Foto: Divulgação

Com a chegada da primavera o turismo rural de Alfredo Chaves também se torna uma opção para quem quer aproveitar os dias e se divertir. São várias opções que vão desde bucólicas cachoeiras a esportes de aventura. Diversas pousadas e pontos turísticos podem ser encontrados facilmente no município. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Alfredo Chaves integra a Rota da Costa e da Imigração e tem três roteiros turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas

O lugar mantém um clima agradável no interior aliado às exuberantes paisagens, ao povo acolhedor e às comidas típicas, que proporciona aos visitantes uma inesquecível estadia pela terra da banana e do leite.

A cidade com forte influência da colonização italiana, também é conhecida pela prática de esportes de aventura, principalmente para o turista que busca adrenalina em meio às montanhas. 

A rampa natural de voo livre da comunidade de Cachoeira Alta, por exemplo, localizada a cinco quilômetros da cidade, é muito procurada por ser propícia à prática de saltos de asa-delta e de parapente.

Já em Matilde, distante 18 quilômetros da sede, o visitante pode conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária e seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Outra atração no local é a cachoeira Engenheiro Reeve. Dona da maior queda livre do Estado (65 metros) atrai turistas de todo o país. O acesso é fácil, devido a construção de uma passarela com mirante. A cachoeira é muito procurada para rapel, assim como outras na região.

Para todas as localidades há acesso pelas BRs 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.








/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.