/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Aniversário de Guarapari: conheça as belezas da Cidade Saúde

Nesta segunda-feira, dia 19 de setembro, Guarapari comemora 131 anos de Emancipação Política

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação

“Quer viver o sonho lindo

Que eu vivi?

Vá viver a maravilha

De Guarapari”.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

É com a famosa valsa de Guarapari que comemoramos nesta segunda-feira, 19 de setembro, os 131 anos de Emancipação Política da cidade.

Com quase 500 anos, o município foi fundado na época dos Jesuítas. Foi em 1891 que a cidade deixou de ser uma vila. Por causa disso, Guarapari tem duas datas para comemorar.

Uma quando se tornou cidade e outra, 8 de dezembro de 1555, quando os jesuítas se estabeleceram na região, conforme estabelece a lei orgânica do município que está em vigor desde 2019.

Programação da Festa da Cidade

Para celebrar a data, a Prefeitura de Guarapari preparou uma programação especial para esta segunda-feira (19). 

Às 18h, tem a Missa Festiva com Padre Nith da Paróquia Sagrada Família, em seguida ocorre apresentação do Coral da Semed “Sons do Coração” com regência de Inarley Carletti.

Encerrando a programação especial da Festa da Cidade, tem show com Padre Anderson Gomes. Todas as atrações são gratuitas e acontecem na Praia do Morro, ao lado da Paróquia Sagrada Família.

Veja as belezas das praias de Guarapari

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O litoral de Guarapari agrada a todos os gostos. Algumas praias tem estrutura para passeios, refeições e variadas opções de lazer. Outras, são mais badaladas; algumas, desertas e tem, também, point de surf.

1) Praia da Areia Preta

Foto: Divulgação | Hoteis.com

Essa é uma das praias mais famosas de Guarapari. Pequena, bonita e bem localizada, tem uma estrutura urbana ao redor, com opções de restaurantes, bares, quiosques e sorveterias.

A Praia da Areia Preta também ficou conhecida por suas propriedades medicinais. Depois de dez anos de pesquisa, a Universidade Federal do Espírito Santo constatou que as areias monazíticas podem estar relacionadas com menor incidência de casos de câncer.

2) Praia das Castanheiras

Foto: Divulgação | Terra Capixaba

Sem ondas e com pedras, piscinas naturais se formam em toda a sua extensão. A praia oferece também passeios no calçadão, barraquinhas e restaurantes.

A sombra de suas castanheiras também é um grande atrativo que fica no centro de Guarapari.

3) Praia das Virtudes

Foto: Reprodução | Terra Capixaba

A Praia das Virtudes é cercada por formações rochosas e corais, tem cerca de 70 metros de extensão e um mar esverdeado e calmo. Do alto das pedras, é possível ter uma visão panorâmica da cidade. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A praia fica em uma área chamada zona de tombo, onde o mar aumenta sua profundidade de maneira repentina. Por isso, é preciso muito cuidado ao se banhar na Praia das Virtudes.

4) Praia dos Namorados

Foto: Divulgação | Pinterest

Um dos grandes cartões postais de Guarapari, a Praia dos Namorados tem uma faixa de areia pequena, mar azul e coqueiros. 

A praia é super acessível, já que fica na região central da cidade, pertinho da praia das Castanheiras e de bares e restaurantes.

5) Praia do Morro

Foto: Divulgação | Hoteis.com

A Praia do Morro também tem localização central. É possível caminhar pelo calçadão. A faixa de areia tem cerca de quatro quilômetros de extensão.

Este é um destino para todos os gostos: turistas, moradores, crianças, jovens, adultos, famílias inteiras e também os surfistas aproveitam o mar claro e as ondas. Além disso, em todo o seu entorno, há bares, quiosques e restaurantes.

6) Praia Vermelha

Foto: @terracapixaba

Este destino é para quem gosta de praias desertas. O acesso se dá por meio de uma trilha leve no Parque Morro da Pescaria.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A Praia Vermelha é lindíssima, com areia de coloração avermelhada e águas claras. É um passeio ideal para mergulhos e para quem quer tranquilidade. Ela ainda tem uma linda vista para a Praia do Morro e para Enseada Azul.

O local não tem estrutura para turistas, portanto, é preciso levar água e comida. Fica a cinco quilômetros do Centro de Guarapari.

7) Enseada Azul

Foto: Divulgação | Hoteis.com

Formada pelas praias de Guaibura, Mucumã e Bacutia, a Enseada Azul tem um cenário que integra areia branca, águas claras e mansas, morros e costões. 

No local, está um navio alemão naufragado em 1942. Por ter águas límpidas e transparentes, os turistas conseguem enxergar o cargueiro em detalhes. 

Por causa disso, o lugar é um ponto bem interessante e difundido para a prática de mergulho profissional, mas também pode ser apenas uma experiência diferente com equipamentos mais simples, como um snorkel comum.

8) Praia de Meaípe

Foto: Divulgação | Hoteis.com

Considerada uma das melhores de Guarapari, Meaípe fica em uma vila de pescadores, a quase 10 km do centro da cidade.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

A areia clarinha e a beleza do mar encantam a todos durante o ano inteiro, mas durante o verão, o espaço na praia é disputado por turistas e moradores.

E vale a pena: além de bonita, tem estrutura com bares e restaurantes.

9) Muquiçaba

Foto: @terracapixaba

Esse é o nome oficial, mas Muquiçaba também é conhecida como Prainha. É uma praia aconchegante, de apenas 360 metros de extensão, que oferece mar calmo e infraestrutura completa ao seu redor. Por isso, é mais frequentada durante o dia por famílias com crianças e idosos.

Mas não se engane: na Prainha também tem agito! Durante a noite, Muquiçaba costuma ser muito badalada por suas opções de bares e festas.

10) Praia de Setiba

Foto: Divulgação | Hoteis.com

Setiba é a queridinha de quem gosta de praias mais amplas e menos cheias. Areia branca, mar azul e calmo também são grandes atrativos deste local.

É possível boiar até as pedras, a alguns metros água adentro. Setiba fica a 12km do centro de Guarapari, em direção ao norte.

11) Praia do Sol

Foto: Divulgação | Hoteis.com

A Praia do Sol - ou d’Ulé - fica um pouco mais distante do centro da cidade. São 19km até esta enseada de águas e areias claras, com castanheiras que oferecem sombras confortáveis e aconchegantes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

Point de surfistas, a Praia do Sol é uma das mais conhecidas de todo o Espírito Santo, com suas ondas perfeitas para o esporte.

12) Praia da Bacutia

Foto: Reprodução | Terra Capixaba

A Bacutia é uma praia de águas azuis, protegida por costões de pedras. Tem uma boa faixa de areia, mas mesmo assim, nas altas temporadas, fica lotada. Em sua maioria, é frequentada por famílias e muitos jovens.

A praia da Bacutia fica localizada na luxuosa região da Enseada Azul, a 7km do centro da cidade.

13) Três Ilhas

Foto: Sandro Toledo

A aproximadamente 3 km da Costa de Guarapari, o arquipélagos Três Ilhas é, na verdade, composto por cinco ilhas, que são parte da área de proteção ambiental do Parque Estadual Paulo César Vinha.

O visual paradisíaco atrai banhistas, mergulhadores e famílias em busca de lazer nos finais de semana.

Artesanatos em Guarapari

Quem resiste aquelas comprinhas "básicas" durante a viagem? Em Guarapari, há feiras de artesanato e diversas lojinhas.

1) Renda de Bilro

Foto: Reprodução / Pinterest

Apesar da divergência quanto a sua origem, a Renda de Bilro, supostamente, é um artesanato de ascendência italiana, cuja técnica espalhou-se pela Europa. 

A confecção das Rendas de Bilro, com incidência na região do litoral sul, era tarefa das esposas dos pescadores que, com seu negócio de rendas, complementavam a receita familiar.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_08

Com o passar do tempo, as rendeiras de Meaípe, foram aprimorando as técnicas de tecelagem, deixando esta arte ainda mais delicada.

"Renda de Bilro" é uma das expressões mais bonitas na cultura local, sendo considerado como um dos primeiros artesanatos confeccionados e comercializados em Guarapari.

2) Artesanato em Conchas

Foto: Reprodução / Pinterest

Vários tipos de artesanato com conchas são feitos em Guarapari. Os artesãos fazem bichinhos, cascatas, grutas com as conchinhas e também colares, pulseiras, prendedores de cabelos, flores ornamentais, colares, brincos, pingentes e souvenires. 

Podem ser encontrados nas praias e em pontos de feiras no Centro e na Praia do Morro, ainda em alguns hotéis, pousadas, lojas especializadas em Santa Mônica, Meaípe e Centro.

3) Artesanato em Argila

Foto: Reprodução | Tem que ir

A cultura também está presente no artesanato em argila. Em destaque às “panelas de barro”, expressão cultural que teve origem nas “tribos indígenas”, utilizada como suporte indispensável para o preparo de pratos típicos da culinária capixaba.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_09

Existem, na cidade, numerosos pontos de vendas que comercializam as Panelas de Barro e outras peças feitas em argila como: travessas, cumbucas, farinheiras, peças de decoração, estatuetas, entre outras.

São encontrados, comercializados e fabricados em alguns pontos:

- Ao longo da Rodovia do Sol;
- Feiras livres na Praia do Morro e Centro;
- Na rodovia sentido Guarapari - Meaípe inclusive possibilitando ao turista e visitante vivenciar à experiência de acompanhar suas fabricações.

Centro Histórico de Guarapari

Nem só de praias vive Guarapari, a cidade preserva um patrimônio histórico e cultural bem interessante, vale a pena conhecer!

1) Radium Hotel

Foto: Foto: Marcius José Passos.

O Radium Hotel, em frente a Praia da Areia Preta, é um dos lugares mais emblemáticos da história de Guarapari. O lugar já foi um dos cassinos mais chiques do país, mas entrou em decadência em 1964 e foi tombado como Patrimônio Histórico.

2) Antiga Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Foto: Divulgação | Secult/ES

Construída pelo padre José de Anchieta em 1585, a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Guarapari é considerada um marco da fundação da cidade.

Junto a Igreja funcionava um colégio, onde viviam os primeiros padres do Espírito Santo e alguns do Brasil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_10

Atualmente possui um grande acervo sacro, com peças do século XVIII e fica aberta para visitação apenas nos horários das missas.

Horário: 
Terça e quinta, às 17h30;
Sábado às 16h30;
Domingo às 9h.
Local: Rua João Cavati, s/nº, Centro, conhecido por lá como "Morro da Igreja".

3) Gruta de Sant'Ana

Foto: Reprodução | Wikimapia

Construída com pedras, Gruta de Sant'ana foi restaurada em 1991. Além da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, no seu interior há quadros de Sant'Ana e Nossa Senhora Menina. Também conhecida como grutinha, fica na Ladeira Don Cavati, em frente a uma casa amarela.

*Com informações da Prefeitura de Guarapari

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.