Esculturas feitas a partir do lixo são destaque em exposição gratuita
Para o artista, são itens que deixam de poluir o meio ambiente e se transformam em pura cultura
Cultura, religião e história são traduzidos por meio de esculturas dos cariaciquenses Hipólito Alves e Hiago Silva na Exposição gratuita, “Pai e Filho”, no Shopping Moxuara. Alguns dos itens expostos são confeccionados com materiais que chegam diretamente do lixo – os resultados têm surpreendido a quem passa no local.
De acordo com Alves, o principal objetivo da ação é aproximar a arte e a história capixaba da população e torná-las totalmente acessíveis. “O conceito da exposição Pai e Filho é de quebrar as fronteiras. Queremos mostrar que não é preciso ir longe para apreciar cultura. Tenho falado que esse se tornou um lugar para vender ideias e sonhos e também de ensinar à população ainda mais sobre a nossa cultura’’, ressalta.
Para o artista Hipólito Alves o interessante é ver as pessoas se inspirando com as obras. ‘’O mais incrível é que temos pessoas das mais diversas religiões, credos e estilos que param, olham e se dizem inspiradas e com a emoção à flor da pele com o que veem. E essa é uma meta alcançada para nós”, pontua o artista.
Os materiais utilizados para a produção são totalmente sustentáveis e vêm, literalmente, do lixo. “Tudo é feito com uma verdadeira liga, que mistura pó de minério, calcita e a resina que vem do petróleo. São três itens que deixam de poluir o meio ambiente e se transformam em pura cultura”, conta Alves.
Nos contornos e técnicas das artes sacra, pop e barroca, os artistas têm encantado aos visitantes do Espaço Moxuara Interativo. Entre as peças expostas, estão: ocupando destaque central, está a padroeira das terras capixabas, Nossa Senhora da Penha. Um das figuras icônicas do Espírito Santo, a Judith Leão Castelo, primeira mulher no Brasil a integrar um pleito eleitoral. Além de muitos trabalhos no ES, Judith fundou a Academia Espírito-Santense de Letras e, em 1947, foi deputada na Assembleia Legislativa. Um busto dela foi feito especialmente para a mostra.
Entre as esculturas estão, ainda, peças de obras espalhadas pelo estado e que também estão em altares de igrejas. Os artistas também levaram suas versões de fragmentos sagrados, como parte do Cristo, que está no centro de treinamento de Ponta Formosa, na Praia do Canto, em Vitória. Outras importantes obras como a de Nossa Senhora da Conceição que tem sua primeira peça no Pátio da Igreja de Viana e a do padroeiro da cidade de Iriri, São Francisco Xavier.
Serviço
Espaço Moxuara Interativo: "Exposição Pai e Filho"
Período: sem previsão de término
Horário: Todos os dias, das 16h às 20h
Artistas: Hiago Silva e Hipólito Alves
Entrada: gratuito
Informações: (27) 3422-2600