/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

"Receita da minha terra": projeto destaca culinária quilombola do ES

A partir de terça-feira (27), as receitas serão reveladas na página do Incaper, destacando as tradições culinárias das comunidades quilombolas do Espírito Santo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lança a nova edição do projeto "Receita da Minha Terra", destacando as tradições culinárias das comunidades quilombolas do Espírito Santo. A partir de terça-feira (27), as receitas serão reveladas na página do Incaper no Instagram. 

Iniciado em 2021, o projeto visa promover hábitos alimentares saudáveis e o uso de alimentos locais e agroecológicos. Em 2024, o Incaper foca no resgate de receitas tradicionais de quilombolas capixabas. 

Leia também: 

>> Sobremesa rápida e deliciosa com apenas 3 ingredientes: empadão de leite condensado

>> Receita de torresmo pururuca: como fazer em casa

>> Sul do ES: crianças recebem espetáculo gratuito sobre educação ambiental

Nesta terceira edição, serão apresentadas oito receitas autênticas dos municípios de Montanha, São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré, Itapemirim, Laranja da Terra, Guaçuí e Divino de São Lourenço. 

As receitas incluem Beiju moqueca, Frango no mingau de fubá, Beiju mole de café na folha de bananeira, Paçoca, Broa de melado, Galinha ao molho pardo, Beiju de coco e Biscoito de polvilho.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Famílias quilombolas cultivam uma rica variedade de produtos, como mandioca, milho, feijão e frutas, que são vendidos em feiras locais e integrados a programas como o Compra Direta de Alimentos (CDA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 

Segundo o IBGE, o Espírito Santo possui uma população quilombola de 15.652 pessoas, com maior concentração em São Mateus, Conceição da Barra e Itapemirim.

Aline Chaves, extensionista e organizadora da ação, destaca: “Esse projeto resgata modos de preparo tradicionais, valorizando saberes e a memória cultural das comunidades quilombolas.” Ana Penteado, também organizadora, convida: “Aprecie e experimente essas receitas em casa. Elas refletem a rica cultura alimentar dos quilombolas.”

A divulgação das receitas ocorrerá no Instagram do Incaper, com duas receitas publicadas a cada terça-feira, começando em 27 de agosto.

A votação para escolher a receita vencedora será realizada nos stories, com final marcada para 17 de setembro. A receita ganhadora será destacada em um vídeo no canal do YouTube do Incaper e exibida na Semana da Alimentação, em outubro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.