/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Festival do Pastel e Caldo de Cana em Ibiraçu: gastronomia e diversão gratuita

Mais de 30 sabores de pastéis, música ao vivo e artesanato local nesta sexta-feira (16) e sábado (17)

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Instagram/ @festivalpastelecaldodecana
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A dupla mais famosa das feiras capixabas (pastel e caldo de cana) será destaque em Ibiraçu no mês de agosto. Isso porque a cidade receberá mais uma edição do Festival do Pastel e Caldo de Cana. O evento acontece desta sexta-feira (16) e sábado (17), no Parque de Exposições e a entrada é gratuita.

Além da experiência gastronômica, o público contará com receitas tradicionais que encantam gerações. Vai ter também muita música, cerveja artesanal e artesanato.

O visitante que passar pelo Festival vai poder experimentar mais de 30 sabores do tão consumido pastel, que vão desde os tradicionais frango, carne e queijo, aos sabores mais exóticos. Isso sem falar nas versões doces do produto.

LEIA TAMBÉM

Festa do Vinho e da Uva 2024 em Santa Teresa: veja programação e atrações
Famoso nos EUA, sanduíche de sorvete chega ao ES
Festival Na Brasa em Vitória: churrasco, música e diversão. Entrada é gratuita

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Uma novidade fica por conta dos pastéis que a expositora Rota 101 vai levar para o evento, batizado de pastel temático Sentidos, com personagens do filme Divertidamente, as massas podem ser encontradas nos sabores de bacon com pimenta, ervas finas e morango com chocolate.

Já os recheios vão desde camarão com cream cheese, calabresa apimentada e queijo, além de morango com Nutella. Os valores vão de R$ 14, a caixinha com 10 mini pastéis, e R$ 15 o tamanho convencional.

Parada obrigatória

A tradição é tanta, que o município de Ibiraçu, que se tornou uma parada obrigatória para quem passa pela região, leva esse título por reunir, às margens da BR-101, diversas pastelarias especializadas na iguaria.

A história começou na década de 1960 com Gilberto Rosalém, que foi o pioneiro na produção de pastel na cidade, abrindo a lanchonete Califórnia.

“São 64 anos produzindo pasteis, que vão desde os mais simples até os sofisticados. Nosso objetivo é atender o gosto do cliente, sempre mantendo a qualidade do produto e proporcionando segurança alimentar para quem está viajando”, afirmou Gilberto Rosalém Júnior, um dos que está à frente do negócio atualmente.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Apenas na Parada Ibiraçu, segundo o proprietário Thiago Pignaton, são mais de 600 mil pasteis produzidos por ano, o que precisa do preparo de aproximadamente 1,7 tonelada de massa.

Entre as versões apresentadas há os pasteis coloridos como o vermelho, feito com massa de pimenta, e o pastel verde, com massa de cebola e salsa. Além disso, há ainda pastel com massa integral e de chocolate.

Os recheios podem ser de moqueca de camarão, carne seca com catupiry e bacalhau com palmito. Tudo isso com a opção de ter a borda recheada com catupiry ou cheddar. Já para quem gosta dos doces, vai achar opções também.

“A minha expectativa é muito grande para o evento, já que a cidade vem se consolidando cada vez mais como a capital estadual do pastel e do caldo de cana, o que torna o destino um passeio maravilhoso de fim de semana, já que temos o Buda gigante, e outras atrações como o caminho da Sabedoria. Nós estamos fazendo o possível para surpreender os visitantes durante o Festival".

Projeto Sementes

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Outra novidade do evento fica por conta da participação do Projeto Sementes, fruto de uma parceria entre o Sebrae/ES e a Suzano, maior produtora mundial de celulose.

A finalidade é capacitar e gerar oportunidades de negócio para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável. Nesse sentido, a Unidade Regional Central (URC) do Sebrae/ES vai levar três associações para o Festival, que somam cerca de 60 empreendedores.

O primeiro é a Padaria Quilombola de Ibiraçu, que vai levar para o espaço pães, biscoitos e bolos. Já o Instituto Nós Mulheres, de Aracruz, que trabalha a preservação do meio ambiente por meio do reaproveitamento de madeira, vai levar artesanato.

A Artebovis, que produz peças funcionais utilizando fibras naturais, em especial a fibra de taboa, vai levar cestaria, esteira e peças de decoração.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Segundo a gerente da URC, Carta Bortolozzo, a região de Ibiraçu tem se destacado como rota turística e um dos principais indutores para isso é o grande Buda e o Caminho da Sabedoria. No entanto, os pequenos negócios do território também se destacam.

Para conectar o público com esses empreendedores temos o Festival do Pastel e Caldo de Cana.

“O evento movimenta cada vez mais o território, e o nosso trabalho é conectar esses empreendedores com o público. Para isso, preparamos essas empresas durante todo ano, e agora eles têm a oportunidade de lançar e divulgar produtos, gerar negócios, entre outros”.

Para o organizador do evento, Eduardo Destefani, o Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu, vem com o objetivo de evidenciar o destino turístico por meio da gastronomia da região.

No entanto, além das estrelas do Festival, que são o pastel e o caldo de cana, os visitantes também vão poder experimentar outras delícias e sabores, entre hambúrguer, pizza, petiscos, massas, pratos finos, doces, chocolate, gelatos, e muitos mais.

Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu

Diego Alves
Diego Alves
Diego Alves
Diego Alves
Diego Alves
Data: sexta-feira (16) e sábado (17)
Local: Parque de Exposições da Cidade, Ibiraçu
Entrada gratuita
Circuito Cervejas Capixabas
I Lupi Cervejaria
Três Torres Cervejaria
Cervejaria Trindade
King Beer
Cervejaria Aphoteose
Moro Cervejaria
Drink Tropical

Espaço Mercearia

Chocolate Artesanal, Cafés Especiais, Pães e Biscoitos, Cachaça,
Flores e orquídeas e Artesanato

SEXTA-FEIRA (16 de agosto)

17h – Abertura da Praça de Alimentação
19h – Show com Tanne Castro (MPB)
21h – Show com André Viollet
23h – Show com Rubens Netto (Pop)

SÁBADO (17 de agosto)

14h – Abertura da Praça de Alimentação
15h – Show com Projeto Feijoada (Samba e Pagode)
19h –Show com Renato Sabaini (MPB)
21h - Show com Marcos Bifão (Brasilidades)
22h - Show com Comichão (Forró)
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

O Festival do Pastel e Caldo de Cana é uma realização do Instituto Panela de Barro, prefeitura de Ibiraçu, com o apoio do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).

Carregando...


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.