/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
CARNAVAL DE VITÓRIA

Escolas querem homenagear sambista em nome da Cidade do Samba de Vitória

Sinvaldo Siri, um dos responsáveis pela construção do Sambão do Povo, foi secretário de Turismo e presidente da liga das escolas de samba

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As escolas de samba do grupo especial querem homenagear o sambista e ex-secretário de turismo Sinvaldo Siri na nova Cidade do Samba. 

O nome dele para batizar o espaço que será construído foi indicado pela Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e aprovado pelas agremiações em assembleia desta quinta-feira (8).

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Reivindicação antiga das agremiações do Carnaval de Vitória, o projeto da Cidade do Samba foi apresentado em julho. A previsão é que o edital seja publicado ainda este ano pela Prefeitura de Vitória para que as obras possam começar logo após os desfiles de 2025.

Quem foi Silvaldo Siri?

Apaixonado pelo samba, Sinvaldo Siri foi secretário de Turismo de Vitória e, junto ao prefeito Hermes Laranja, mobilizou a construção do Sambão do Povo. Ele também chegou a presidir a liga das escolas de samba da época.

O nome dele foi escolhido para nomear o espaço que irá abrigar os barracões das escolas do grupo especial. O presidente da Liesge, Edson Neto, destacou a importância que Siri teve para a história do carnaval no Estado.

"Foi uma sugestão da Liga, porque Silvando foi o cara que construiu o Sambão do Povo na gestão dele. Ele foi muito importante para o nosso carnaval", disse.
Carregando...
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Agora, o projeto será encaminhado para a Câmara de Vitória e para a Prefeitura da Capital para ser avaliado pelo poder público.

Iniciativa da liga de prestar homenagens às pessoas que contribuíram com o mundo do samba não é nova. Neste ano, o 1º e o 2º recuo de bateria do Sambão também foram batizados com pessoas que fizeram a diferença e marcaram a história da folia capixaba.

Luiz Carlos Polha foi escolhido para dar nome ao primeiro recuo e Mestre Ditão, para o segundo recuo. Os dois sambistas foram fundamentais na construção e desenvolvimento das agremiações que fizeram parte, e consequentemente do carnaval capixaba.

Saiba como será a Cidade do Samba de Vitória

O espaço de 16 mil m² terá dois galpões, com sete barrações, praça de eventos, espaço administrativo, pet parque, estacionamento e a orla urbanizada.

Leia também: Dia dos Pais com feijoada da MUG em Vila Velha; veja programação

A "Cidade do Samba" ficará na Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, entre o Tancredão e o Sambão do Povo, próximo ao ponto de concentração das agremiações no período de desfiles.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo a prefeitura, o edital deve ser lançado ainda este ano. A previsão é que as obras comecem após os desfiles de 2025, que acontecem entre 21 e 23 de fevereiro.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.