Na airfryer? Veja como fazer receita de pudim fit simples e fácil
Sobremesa tradicional pode ter ingredientes da receita original trocados por outros que ajudam até a combater colesterol alto, diabetes e gordura; veja qual é e passo a passo
Que delícia!
Doçura e textura delicada definem o pudim, uma sobremesa tradicionalmente confeccionada a partir de ovos, leite, açúcar e, ocasionalmente, caramelo.
Após ser cuidadosamente preparada por meio do método de banho-maria, a mistura pode ser desfrutada quente, morna ou fria, conforme as preferências de cada um.
Sua inclusão em um estilo de vida saudável é limitada, levando muitos a excluírem o doce de suas escolhas gastronômicas.
LEIA TAMBÉM: Truque da banana para emagrecer: dieta do chá viraliza. Pode tomar?
As primeiras referências conhecidas do pudim datam de civilizações antigas, como romanos, gregos e egípcios. Ao longo dos séculos, essa receita sofreu evoluções e adaptações nas diferentes culturas.
Ana Paula Gonçalves, supervisora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, afirma que “trata-se de uma sobremesa super aceita pela maioria das pessoas, e o motivo é simples: muita concentração de açúcar no preparo deste alimento, sem proporcionar, contudo, qualquer outro tipo de benefício nutricional”.
LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"
Segundo a especialista, o pudim de leite condensado comum é rico em açúcares refinados, que não são considerados saudáveis para a nossa saúde.
“Os doces tendem a ativar no cérebro a sensação de prazer e por esse motivo causar uma necessidade de consumo diária nas pessoas, acarretando maior probabilidade de aumento de peso, glicose na corrente sanguínea e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes”, explica.
Para quem não deseja abrir mão desta deliciosa sobremesa, mas gostaria de implementar mudanças que preservem a saúde do corpo, Ana Gonçalves sugere uma receita fit:
LEIA TAMBÉM: Virou febre! Veja como fazer receita do chá da banana que promete emagrecer rápido
RECEITA
• Ingredientes:
100 gramas de biomassa de banana-verde integral;
2 ovos de galinha crus;
1 iogurte natural desnatado;
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;
1 colher (sopa) de farinha de aveia;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
3 envelopes de adoçante em pó Finn;
20 gramas de açúcar de coco.
• Modo de preparo:
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o açúcar de coco, que é usado para caramelizar a forma. Leve ao forno em banho-maria por 60 minutos, a 180 graus.
LEIA TAMBÉM: "Ozempic natural": veja receita de chá para tirar inchaço na barriga, gases e promete emagrecer
• Valor nutricional a cada 100g da preparação:
Calorias: 95kcal
Proteína: 7,2g
Carboidrato: 10g
Gorduras totais: 2,1%
De acordo com a médica, no pudim fit, existe um maior valor proteico quando comparado ao comum. “Isso ocorre devido aos ingredientes utilizados na preparação, que além de ovos possui iogurte e leite desnatado, também fontes proteicas”, disse.
LEIA TAMBÉM: Jejum intermitente emagrece até 10 kg mesmo ou faz mal? Saiba tudo sobre dieta
Além disso, a especialista comenta que a proteína ajuda a ter maior saciedade, evitando o consumo compulsivo de alimentos.
“Outro ponto relevante é que o pudim fit possui farinha de aveia em sua composição, aumentando assim a quantidade de fibras. Já o açúcar de coco é uma versão mais saudável e possui baixo índice glicêmico”, finaliza Ana Gonçalves.
CHÁ DE BANANA
Diferente da dieta da banana, especialistas recomendam o chá de banana. Nas últimas semanas, a deliciosa bebida caiu no gosto das pessoas e está bombando na internet.
Muitas pessoas que já fizeram a receita afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. Além de diminuir vários quilinhos! Segundo a nutricionista Talita Perosa, a fruta é bastante saudável e pode usar sem medo.
LEIA TAMBÉM: Veja receita de Franui, sobremesa de framboesa e chocolate que viralizou
Muita gente deixa de comer o alimento por conta do carboidrato, mas Talita nega a prática. "Desde quando a gente não pode comer carboidrato? Eu fico chocada com o terrorismo nutricional, com o medo que as pessoas estão com a comida", contou.
De acordo com a doutora, muitas pessoas que já tomaram o chá afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. "A banana é riquíssima em magnésios, potássio, fontes de complexo B, triptofano... É uma excelente aliada para a TPM, para quem pratica esporte".
LEIA TAMBÉM: Rejuvenescimento: chá da beleza para ter pele jovem é "peeling natural"; veja receita
A especialista afirma que o melhor horário para se tomar o líquido é no fim do dia, porque traz o relaxamento, ajudando a ter uma boa noite de sono. Além disso, o chá de banana ajuda a reduzir o inchaço.
"Você vai ter todos os benefícios da banana sem as calorias, porque você não come a banana, você toma o chá", explicou Talita.
Existem algumas pessoas que orientam a colocar gengibre, canela ou cravo. Caso você coloque esses ingredientes, a profissional recomenda que o chá seja tomado até às 14 horas, no máximo.
LEIA TAMBÉM: Elimina 20 kg mesmo? Com chá de banana, veja receita original de suco para emagrecer
Uma alternativa é tomar 300 a 500 mililitros (mL) pela manhã em jejum. No entanto, para ter os benefícios do sono e relaxamento, é indicado tomar o chá somente com banana depois das 15 horas.
O chá milagroso pode ser feito com qualquer banana. O primeiro passo é higienizar a fruta e lavar bem, pode até mesmo usar uma bucha. Tire o excesso de água e retire as duas pontas. Logo depois, corte toda a banana em rodelas finas.
Em seguida, coloque-as para ferver por 10 a 15 minutos em uma panela com 1 litro de água. E pronto! Está pronto o seu chá milagroso!
LEIA TAMBÉM: Ansiedade: veja remédios naturais e chás para tratar estresse e insônia
Como o chá de casca de banana leva mais tempo para ficar pronto devido ao seu alto teor de fibras, muitas pessoas optam por descascar a banana.
Se você quiser adicionar canela, veja o passo a passo:
INGREDIENTES
Uma banana picada;
Um pedaço de canela em pau;
500 ml de água.
COMO FAZER
Em uma panela, ferva a água com a canela em pau;
Depois que a água pegar fervura, adicione a banana picada (com casca e bem higienizada);
Deixe ferver por mais 10 minutos e espere esfriar;
Bata a mistura no liquidificador, coe e beba logo em seguida.
LEIA TAMBÉM: Sibutramina: mãe morre e mulher emagrece 50 kg com dieta: "Virose ou dengue"