Saiba como agendar visitas ao Parque da Pedra Azul
Confira todo o passo a passo do que você precisa saber para conhecer Pedra Azul e suas principais atrações
Pedra Azul, sem dúvidas, é um dos cartões-postais mais visitados do Espírito Santo. Também não é para menos: o lugar é repleto de encantos e belezas naturais que movimentam o local todos os dias.
Contornado pela famosa Rota do Lagarto, o Parque Estadual Pedra Azul chama a atenção de quem visita. A rota, um dos acessos ao parque, possui uma estrada romântica com pousadas, cafés e restaurantes super charmosos. Enfim, um destino que faz qualquer turista se apaixonar!
Confira a seguir todo o passo a passo do que você precisa saber para conhecer Pedra Azul e suas principais atrações. Preparamos um roteiro completo com todas as dicas, informações de como chegar, onde ficar e dicas do que fazer.
Visita ao parque
No início de julho, as visitas ao Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, começaram a ser por meio de agendamento prévio, pelo portal Agenda ES, do Governo do Estado.
O agendamento é necessário tanto para visita às trilhas com as piscinas naturais, quanto para subida ao topo da pedra.
Para marcar um horário, basta acessar agenda.es.gov.br, escolher entre “Visitação aos parques estaduais – Parque Estadual da Pedra Azul” ou “Escalada nos parques estaduais – Parque Estadual da Pedra Azul” e selecionar o dia e horário que deseja ir ao parque.
Horário de funcionamento
O Parque Estadual da Pedra Azul funciona de terça-feira a domingo, com as seguintes regras:
- A entrada é gratuita;
- O limite diário de visitas é de 150 pessoas;
- O acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas;
- Não é permitida a entrada de animais domésticos;
- Não é permitido o uso de drones.
Horários de entrada para agendamento
- Manhã: 08h, 09h, 10h e 11 horas;
- Tarde: 13 horas;
- Limite de 30 pessoas por horário.
Devido ao grande número de ausências e à grande procura, será concedido o prazo de até 01 hora a partir do horário agendado para a pessoa comparecer ao parque. Após esse prazo, a vaga poderá ser concedida a outra pessoa que esteja aguardando.
Trilhas
O Parque possui um circuito de trilhas autoguiadas (percurso sinalizado sem a necessidade de guias) que permite conhecer atrativos como: mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetação e animais silvestres.
O visitante é livre para escolher realizar o circuito completo ou o circuito parcial.
Circuito parcial: Possui cerca de 01km de percurso em trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Permite acesso à base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O tempo estimado de percurso é de 40 a 60 minutos.
Circuito completo: Possui distância total aproximada de 3,5 km e pode ser percorrida de 2 a 3 horas por trilha circular (sem ida e volta pela mesma trilha). Acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais.
Piscinas Naturais: São cavidades na rocha formadas pela ação da água. Para chegar às piscinas naturais é necessário subir uma íngrime ladeira de pedra por cerca de 90 metros com auxílio de um corrimão de corda. O retorno é realizado por outra trilha que possui um trecho de degraus de madeira fixos na rocha.
Após seguir todo roteiro que preparamos para você, basta sair em busca da aventura, curtir o passeio e aproveitar os encantos da trilha que, certamente, irão te encantar.
*Texto do estagiário Thiago Soares com supervisão da editora-adjunta Laís Magesky
LEIA TAMBÉM: >> Dia da Cerveja: conheça roteiros para experimentar cervejas artesanais no ES