/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Chef capixaba lança livro com receitas à base de maconha e faz o maior sucesso

A obra traz receitas de chá, café, drink, entrada principal, sobremesa, e muito mais

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
Colombeck é capixaba e foi para o Uruguai em 2016
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O chef capixaba Gustavo Colombeck acaba de lançar um livro de receitas à base de maconha. Na obra, ele mostra que a planta é versátil e vai bem desde a entrada até a sobremesa!

Inusitado e uma aposta que tem feito o maior sucesso, o Manual da Culinária Cannabica tem receitas elaboradas para quem ama se aventurar na cozinha e experimentar novos sabores. 

"A ideia surgiu no meio da pandemia. Recebi essa proposta da Editora MolusComix, que viu que eu estava parado e organizando apenas alguns eventos privados, mas depois que veio a pandemia e se fechou tudo, comecei a criar receitas e testar pratos na minha casa e com isso, ofereci aos meus antigos clientes pratos novos do projeto"

Tudo no improviso, mas sempre com muita dedicação e amor pela cozinha...

"Nessa viagem que fiz do Uruguai para a Europa surgiram algumas receitas de improviso, na casa de amigos, em jantares, e daí veio a necessidade de começar a escrever um pouco mais sobre a culinária canabica e ter essas receitas registradas". 

Divulgação
Divulgação
Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O Manual da Culinária Cannabica vai muito além dos populares "brisadeiros". São molhos, entradas, pratos principais, sobremesas, sucos, drinks, chás e cafés, isso porque, segundo Colombeck, a planta é versátil.

"A ideia desse livro é conscientizar as pessoas quanto ao consumo e que a maconha não é só para afumar ou pra colocar na comida e ficar 'chapado'". 

Mas se você pensa que o livro vai parar nas 40 receitas, se engana. O chef contou que vem muito mais pela frente. 

"Hoje é o primeiro livro, mas tenho mais de 150 receitas na cabeça para produzir. Por enquanto, esse primeiro livro é um teste para ver como vai ser a saída do público e em seguida vamos produzir mais coisas". 

O chef, que é natural na Serra, no Espírito Santo, mudou para o Uruguai em 2016. Colombeck é formado em Gastronomia. Chegando ao país onde o consumo da erva é permitido desde 2014, ele percebeu uma oportunidade única de unir suas paixões: a maconha e a cozinha. 

"No Uruguai, como já trabalho com a culinária canabica, já tenho o meu público. Mas no Brasil não há muita informação, então decidi passar o que tenho de conhecimento entre esses países que fui. Países esses onde a cannabis é regulamentada e se pode adquirir algum comestíveis com cannabis desde a semente de cânhamo ao óleo extraído da semente, até mesmo produtos trabalhos com CBD e muitas vezes com THC".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
"Como já trabalhava no Uruguai com todos esses processos, ir para a Europa foi abrir a cabeça para outro mundo da culinária canábica".

Colombeck contou que encontrava muitas pessoas vendendo cookies e brownies com maconha nas ruas e, por isso, decidiu inovar, fazendo o mesmo com os alfajores, o doce mais popular no Uruguai. Ele montou uma barraca em uma feira e no primeiro dia vendeu toda a produção.

"Assim como o cânhamo é o super alimento entre os seis superalimentos no mundo, isso despertou a minha curiosidade de querer saber um pouco mais do que podia ser feito com a maconha, e aí surgiu o livro com receitas de chá, café, drink, entrada principal, sobremesa, enfim, de tudo um pouco", 

Em poucos meses, o capixaba tornou-se uma referência na culinária cannabica em todo o mundo. 

"Queria muito viver a experiência de morar num lugar onde o cultivo e o consumo da ganja não fossem criminalizados, como no Brasil. Também viajei pela Europa, estive em cidades como Barcelona, Amsterdam e Lisboa visitando clubes e conhecendo os chefs que se arriscaram na culinária cannabica".

Agora, essas experiências profissionais de Colombeck podem ir para as mãos dos leitores. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"As 40 receitas que compõem este livro foram criadas durante minhas viagens e no meu projeto Chef Weed House, no qual o desafio é chegar na casa de alguém e cozinhar com maconha usando os ingredientes que se tem à mão. A vida me preparou para o improviso".

Para comprar a obra

Foto: Divulgação
A obra pode ser adquirida na versão online

A versão digital do livro fica por R$ 50. É possível ainda levar a obra com outras do catálogo da editora responsável pela publicação do Manual da Culinária Cannabica como o Diário de Uma Mãeconheira, da escritora Maíra Castanheiro, e Moluscontos, uma coletânea de histórias do Molusco, um dos grandes nomes do cenário canábico brasileiro.

Saiba como garantir o seu!

Conheça o chef

Para conhecer mais sobre Gustavo Colombeck, é só conferir os perfis nas redes sociais: @colombeck e @chefweedhouse e @chefweedclub.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.