/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Hitchcock, 120 anos, ganha enquete e ciclo de grandes filmes

Em 1995, quando se comemorava o centenário do cinema, uma enquete realizada com críticos, cineastas e historiadores de todo o mundo apontou-o como o maior e mais influente diretor da história

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Completam-se nesta terça, 13, 120 anos do nascimento de um dos grandes do cinema - Alfred Hitchcock, que se tornou conhecido como mestre do suspense. 

Em 1995, quando se comemorava o centenário do cinema, uma enquete realizada com críticos, cineastas e historiadores de todo o mundo apontou-o como o maior e mais influente diretor da história. 

Em 2012, outra enquete - do British Film Institute - levou à escolha de Vertigo, de 1958 (Um Corpo Que Cai, no Brasil), como melhor filme de todos os tempos, à frente dos tradicionais vencedores, Cidadão Kane, de Orson Welles, e O Encouraçado Potemkin, de Sergei M. Eisenstein.

Críticos costumam dizer que Hitchcock e Freud nasceram um para o outro. Seus filmes são psicanalíticos. Possuem grandes cenas, e você ainda pode votar na enquete do Portal Estadão, para apontar a melhor. A morte na ducha de Psicose, o ataque do avião em Intriga Internacional, etc. Hitchcock, formado pelos jesuítas, elevou, com seu suspense, o medo à condição de uma das mais belas artes.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.