Vitória terá concerto inspirado em clássico da literatura mundial nesta quinta
Banda Sinfônica Intermediária Vale Música vai realizar o concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, baseado no livro de Júlio Verne, na Casa da Música Sônia Cabral
Inspirado em clássico da literatura mundial, a Banda Sinfônica Intermediária Vale Música realiza o concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, baseado no livro de Júlio Verne, nesta quinta-feira (1º), na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória.
Leia também: Partiu Minas Gerais! Memorial Vale é opção para quem curte arte. Saiba como visitar
Com regência de Ludhymila Bruzzi, a apresentação vai acontecer às 20 horas.
Publicado em 1873, o livro de Júlio Verne (1828-1905) conta a história de um cavalheiro inglês que, desafiado pelos colegas do clube de jogos, aposta que seria capaz de completar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado por seu fiel empregado.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Ludhymila conta que a ideia do concerto surgiu durante uma conversa com o maestro dos corais do Vale Música, Max Michel Alves.
“No segundo semestre de 2023, discutíamos possíveis repertórios para o ano seguinte e decidimos criar um projeto que envolvesse a Banda Sinfônica Intermediária e o Coral Infantojuvenil. A temática ‘A Volta ao Mundo’ foi uma das opções levantadas, que ambos gostamos imediatamente, usando assim o livro de Júlio Verne como principal referência”.
Aventura
Para traduzir o espírito de aventura do livro em forma de música, a regente selecionou um repertório que reúne obras e ritmos de diferentes continentes e regiões, passando pela África, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e América do Norte, encerrando a jornada com a música brasileira.
Fazem parte dessa viagem musical obras como “African Dreams” (Brant Karrick), “Arabian Dances” (Roland Barrett), “Korean Folk Song” (James Curnow) e “Mas que nada”, de Jorge Ben, com arranjo de Michael Brown.
Leia também: Museu do Oratório em Ouro Preto: patrimônio cultural e histórico. Saiba como visitar
De acordo com Ludhymila, as oito obras selecionadas para este concerto situam-se no grau médio de dificuldade dos integrantes da Banda Sinfônica Intermediária Vale Música.
Um dos grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo, a banda está em atividade desde 2022 e reúne 65 integrantes, entre alunos e monitores, na faixa etária de 10 a 22 anos. “Os alunos dos níveis intermediários são preparados para ingressar na Banda Sinfônica Vale Música, um dos grupos de referência do projeto”, destaca.
Concertos
A Banda Sinfônica Intermediária Vale Música fez a estreia na abertura do concerto “Luz Imortal”, da Banda Sinfônica Vale Música, em outubro de 2022. Anualmente, a banda realiza dois concertos: o primeiro com caráter sinfônico e o segundo com temática popular.
Em setembro de 2023, participou do concerto “Os 4 Elementos” ao lado de outros grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo, com repertório formado por temas latinos. Em novembro do mesmo ano, apresentou o concerto “Trilha Sonora de Filmes”, com clássicos do cinema que emocionaram gerações.
Leia também: Instituto Inhotim: conheça o maior museu a céu aberto do mundo
Professora de clarineta do Projeto Vale Música Espírito Santo, Ludhymila Bruzzi ganhou notoriedade no ano passado ao reger a Nova Orquestra no show da cantora Pitty, no Festival The Town (SP), e no Réveillon de Copacabana (RJ), para um público de 2 milhões de pessoas.
Concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, com a Banda Sinfônica Intermediária Vale Música
Regência: Ludhymila Bruzzi
Data: quinta-feira (1º)
Hora: 20 horas
Local: Casa da Música Sônia Cabral, Vitória
Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto
Duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura
REPERTÓRIO
1 - African Dreams (Brant Karrick)
2 - Arabian Dances (Roland Barrett)
3 - Bolero (Maurice Ravel / Arr. Johnnie Vinson)
4 - Capriccio Espagnol (Nikolai Rimsky-Korsakov / Arr. Mark Williams)
5 - Korean Folk Song (James Curnow)
6 - Australiana (Roland Barrett)
7 - America (Leonard Bernstein / Arr. Johnnie Vinson)
8- Mas que nada (Jorge Ben / Arr. Michael Brown)
SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE:
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem a visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro.
Além disso,, tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país.
Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SOBRE O PROJETO VALE MÚSICA ES
Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, em Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória.
O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.
Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.