/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
CARNAVAL DE VITÓRIA

Boa Vista vai exaltar Sebastião Salgado em 2025

Escola de Cariacica anunciou o enredo "Os olhos do mundo: assombros de Sebastião Salgado" para o próximo desfile na tarde desta quinta (11)

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Montagem (Thiago Soares/ Divulgação)
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Independente de Boa Vista vai levar para o Sambão do Povo, em 2025, a história do renomado fotógrafo documental e fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado. O enredo "Os olhos do mundo: assombros de Sebastião Salgado" foi anunciado na tarde desta quinta-feira (11).

>> Quer receber nossas notícias de graça? Participe da comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Nascido em fevereiro de 1944, na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, Salgado passou a infância na Fazenda Bulcão, mas veio para o Espírito Santo ainda novo e viveu parte da juventude na Capital capixaba, Vitória. Ele é uma figura icônica no mundo da fotografia, com experiências em mais de 120 países.

Seu trabalho é amplamente reconhecido e exibido em publicações de imprensa e livros, além de exposições itinerantes ao redor do mundo. É um orgulho imenso podermos fazer essa homenagem em vida. A Boa Vista se sente honrada em levar para a avenida essa história”, disse o presidente da escola, Emerson Xumbrega.

Com abordagem única em preto e branco, o fotógrafo captura em trabalhos a essência da condição humana e evidência a dignidade enquanto denuncia as violações nas guerras e outras injustiças.

LEIA TAMBÉM: Carnaval de Vitória 2025: ordem dos desfiles dos grupos de acesso é sorteada; veja

O enredo da azul, vermelho e branco de Cariacica será assinado mais uma vez pelo carnavalesco carioca Cahê Rodrigues e os enredistas Clark Mangabeira e Victor Marques.

Celebramos o mestre da fotografia, cuja sensibilidade transcendente enxerga o que o mundo não vê. Sebastião Salgado, com seu olhar delicado e atento, captura as impressões mais profundas da humanidade, revelando a beleza e a dor ocultas. Cada imagem sua é uma poesia visual que toca a alma e nos faz refletir sobre nossa própria essência”, ressaltou.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Com o anúncio realizado pela águia de Cariacica, todas as agremiações do grupo especial do Carnaval de Vitória já tem enredo para o desfile de 2025. 

Neste sábado (13), a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) realiza o sorteio da ordem das apresentações na avenida.

O trabalho de Sebastião Salgado

Além de historicamente reconhecido pelo seu trabalho, Sebastião Salgado tem contribuído com diversas organizações humanitárias, entre elas estão o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ONG Médicos sem Fronteiras e a Anistia Internacional.

Desde abril de 2016, o fotógrafo é membro da Academia de Belas-Artes de Paris pertencente ao Institut de France.

Em abril de 1998, Sebastião fundou o Instituto Terra, uma organização não governamental para recuperar a Mata Atlântica e as nascentes da antiga Fazenda Bulcão, local onde passou a infância com a família.

Carregando...
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A fazenda com mais de 600 hectares de terra, nas margens das nascentes que formam o córrego Bulcão, um dos afluentes do Rio Doce, foi utilizada para a criação de gado e estava bastante degradada.

A atuação do instituto foi ampliada posteriormente para outras regiões, com o apoio da mineradora Vale do Rio Doce. As mudas utilizadas no reflorestamento foram produzidas nos viveiros da própria ONG.

Com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em 2015, os rejeitos percorreram 22 km no Rio do Carmo e alcançaram o Rio Doce, deslocando-se pelo seu leito até desaguar no Oceano Atlântico, no distrito de Regência, no município de Linhares, no Norte do Espírito Santo. 

O rompimento causou uma enorme destruição por onde passou. O Instituto Terra mobilizou sua equipe para o desenvolvimento de um projeto de recuperação do Rio Doce, em parceria com a empresa mineradora Vale do Rio Doce.

A escolha de Sebastião Salgado como enredo da Boa Vista para o carnaval de 2025 reflete nosso compromisso em homenagear personalidades que, através de sua arte e trabalho, promovem a justiça social e a dignidade humana. Convidamos todos a se juntarem a nós nessa jornada visual e emocional que celebrará a vida e a obra de Sebastião Salgado, trazendo para a avenida uma narrativa rica e inspiradora que ecoa as lutas e conquistas da humanidade”, ressaltou Xumbrega.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.