/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

A maturidade sonora do Vanguart

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quem está acostumado a ouvir a doçura contemporânea dos agudos de Helio Flanders, frontman do Vanguart, leva um susto tremendo ao se deparar com a segunda parte de Me Pega, um démodé meio à cabaré, nova música da banda. Nessa canção, Fernanda Kostchak, violinista do grupo, é quem comanda os vocais. "Numa noite de bebedeira, a gente começou a brincar. Em algum momento, peguei o microfone e passei a cantar algumas coisas em francês. O Helio gostou tanto que, no outro dia, já rascunhamos a letra", diz Fernanda, em entrevista ao Estadão + Música, programa transmitido semanalmente pelo Facebook do Cultura Estadão.

Me Pega, tocada em primeira mão para o Estadão + Música, é uma das três faixas inéditas que o Vanguart divulga nesta sexta-feira, 13. O disco Beijo Estranho, lançado no ano passado, ganha uma versão de luxo. Além de Me Pega, Tudo Que Não for Vida e Tony complementam o novo material. As composições se juntam às outras 11 do álbum, apontado pela crítica como um dos destaques da música brasileira em 2017.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Todas as canções fizeram parte do mesmo processo de composição do CD. Elas acabaram ficando de fora do disco, porque não conseguimos terminá-las a tempo. Hoje, quando olhamos para essas músicas, percebemos que, de alguma forma, elas complementam a história que queríamos contar em Beijo Estranho", lembra Hélio.

Em Tony, Fernanda também faz backing vocals. Com uma cara apreensiva, a violinista reluta em dizer que este será seu novo caminho na banda. "Eu não vou nem olhar para o lado. Vou deixar o Helio responder", brinca. "A gente quer mais isso. Se fizer sentido, queremos que ela faça mais vezes. A Fernanda já canta nos shows que fazemos em homenagem ao Bob Dylan. Acho que ela está se acostumando com a ideia", complementa Hélio.

Além das três faixas inéditas, que já estão disponíveis nos principais serviços de streaming de música, o Vanguart também faz show de lançamento no Sesc Vila Mariana nesta sexta-feira, 13. A apresentação coroa a maturidade de uma banda que vem passando por uma transformação sonora nos últimos anos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Desde 2007, quando lançaram o primeiro disco de estúdio, o homônimo Vanguart, a musicalidade do conjunto de Cuiabá ganhou corpo. Do soturno Boa Parte de Mim Vai Embora (2011) ao solar Muito Mais Que O Amor (2013), o Vanguart amadureceu. O violino de Fernanda Kostchak complementou aquilo que já estava redondo e pronto para florescer. "Éramos jovens de vinte e poucos anos quando começamos nossa carreira. Hoje, com 30, tudo é diferente. Amadurecemos, fomos para estrada. Tudo isso faz a diferença na hora de compor e gravar", diz o baixista Reginaldo Lincoln.

VANGUART - BEIJO ESTRANHO

Sesc Vila Mariana. Teatro.

R. Pelotas, 141, tel.: 5080-3000.

Sexta (13), às 21h. R$ 40.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.