/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Setor quer fazer testes com grandes eventos para pessoas vacinadas contra a covid-19

Ideia é que seja feita testagem das pessoas e que elas estejam imunizadas com as duas doses

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Unplash / Banco de Imagem
A ideia é que seja feita testagem das pessoas e que elas estejam vacinadas com as duas doses
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 no Espírito Santo, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) estuda realizar eventos testes. Inicialmente, a associação prevê dois eventos, um com mil pessoas e outro com duas mil. A ideia é que seja feita testagem das pessoas e que elas estejam imunizadas com as duas doses. 

Leia mais: Efeito pandemia: primeiro show com uso de cercados é realizado em Colatina

Em entrevista à rádio Pan News Vitória na manhã desta sexta-feira (25), o presidente da Abrape, Pablo Pacheco, disse que foi encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) um ofício manifestando a intenção de realizar os dois eventos testes.

"O evento pode ser para pessoas que já tomaram a vacina contra a covid-19 ou para as pessoas que foram testadas horas antes do evento e negativaram para a doença", disse.

Pablo justificou a iniciativa a partir da experiência de outros países, como os Estados Unidos (EUA). 

"Acreditamos que o Brasil chegará a esse patamar em dois ou três meses. Então, o que fazemos hoje é muita pesquisa em cima do que vem acontecendo, a pesquisa é a referência. Temos como referência os Estados Unidos, que já está, através da vacinação, retomando suas atividades e, principalmente, os eventos", defendeu ele. 

Reunião com equipe técnica

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O objetivo do documento encaminhado às secretarias é construir, entre entidades privadas e públicas, medidas para a realização das festividades. Para Pablo, a experiência terá papel científico, ou seja, gerar dados e informações para uma retomada segura. Ele assegurou ainda que qualquer decisão será tomada após reuniões com o Estado e município. 

"Nós queremos discutir sobre essa situação. Todas as informações precisam ser colocadas na mesa para sabermos como serão esses eventos testes, com uma dose ou duas doses", defendeu o presidente da Abrape. 

O Jornal Online Folha Vitória questionou as secretarias sobre o ofício. Assim que retornarem, a matéria será atualizada. 

Ouça a entrevista na íntegra:

Presidente Abrape


Novo normal dos eventos 

Um novo formato de show, adaptado ao 'novo normal', começou a ser testado no Espírito Santo. O primeiro evento, com uso de cercados para manter o isolamento social, foi realizado no dia 13 de junho (domingo), no município de Colatina.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ao todo, foram 47 cercados, que receberam 250 pessoas. Em cada um deles, era permitido de seis a 10 pessoas, com uso de máscara obrigatório durante todo o show do grupo de samba e pagode Pele Morena. Entre um reservado e outro, foram dois metros de distanciamento.

O evento foi possível porque a cidade estava classificada em risco baixo para transmissão de coronavírus. Nessas condições, são liberados eventos para até 300 pessoas. 






/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.