/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Lei Rubem Braga em Cachoeiro será reformulada e edital será lançado no segundo semestre

A reformulação foi diagnosticada em análise técnica, coordenada pelo próprio departamento de Gestão da Lei, e a necessidade da alteração foi apresentada posteriormente

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
Já foram 183 projetos contemplados pela Lei Rubem Braga, totalizando mais de R$ 2,5 mi em investimento na cultura Foto: ​Divulgação/Prefeitura

A Lei Rubem Braga será reformulada a partir de um processo que vai contar com a participação popular em Cachoeiro. O objetivo é dar mais transparência ao instrumento de fomento à cultura, que é conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult). Os artistas, agentes culturais e os moradores, de forma geral, já podem colaborar com sugestões.

“Unificação e desburocratização da etapa de inscrição, projetos entregues não mais em papel, mas totalmente digitalizados, são alguns dos apontamentos que vamos propor, com o intuito de modernizar a Lei Rubem Braga”, explica a gestora de projetos e recursos da Semcult, Valquiria Volpato.

Ela destaca que será sugerido, também, o processo de escolha de membros da comissão julgadora, por meio de chamamento público, o que dará mais lisura aos editais. “Identificamos correções legais a serem feitas, algumas das quais, inclusive, já foram alvo de queixas anteriores de representantes da classe artística local”, acrescenta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Um instrumento tão precioso para fomento da cultura tem de ser periodicamente analisado e modernizado, de acordo com as demandas que surgem com o tempo de aplicação. A legislação tem de ser viva e, para isso, questionada e modificada sempre que necessário”, completa a secretária de Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Devido às mudanças serão feitas na Lei Rubem Braga, o próximo edital precisará ser lançado, neste ano, no segundo semestre. A proposta é que, a partir de 2018, os projetos inscritos passem a ser avaliados, premiados e devidamente pagos no mesmo ano fiscal, ou seja, todas as etapas do processo concluídas no mesmo ano.

De 2009 até o ano passado, conforme dados da Secretaria Municipal de Cultura, 183 projetos foram contemplados pela Lei Rubem Braga, totalizando, assim, R$ 2.740.241,63 de investimento na produção cultural local. 

Projeto

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Está em fase de análise, ainda, a criação do Fundo Municipal de Cultura, que, se for aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, será o principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura em Cachoeiro.

Administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, seus recursos serão destinados a programas de formação cultural, grupos artísticos, espetáculos e eventos literários, dentre diversos tipos de projetos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.