/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

‘Raiar da Liberdade’ em comunidade quilombola de Cachoeiro celebra o fim da escravidão

O evento, realizado pela Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, acontece anualmente e reúne diversas apresentações folclóricas da comunidade

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
Comunidade Quilombola festeja o fim da escravidão com festa ‘Raiar da Liberdade’, em Monte Alegre Foto: ​Luan Volpato
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A tradicional festa ‘13 de Maio: Raiar da Liberdade’, em Monte Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, já tem a presença confirmada de mais de 10 grupos folclóricos de cinco municípios do Espírito Santo. O evento cultural celebra o fim da escravidão no país, e oferece, como principal atrativo, apresentações de Caxambus, Jongos, Folias de Reis, Charola e Bate Flechas de São Sebastião, Reis de Bois e Quadrilhas.

Os festejos acontecem sempre na data de 13 de maio, desde a sanção da Lei Áurea, em 1888. Há mais de 5 décadas, o ‘Raiar da Liberdade’ é conduzido pela mestra de caxambu Maria Laurinda Adão. Na sexta-feira, o evento começa às 19h.

“Eu assumi mesmo a organização da nossa festa quando tinha 21 anos de idade, há mais de 50 anos. A gente tem que comemorar o 13 de maio, porque é a data mais importante para o povo negro, é o dia em que nós fomos libertados pela princesa Isabel. Esse também é o dia em que nosso Caxambu foi criado”, comenta Maria, se referindo ao seu grupo de Caxambu, Santa Cruz de Monte Alegre.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Para Adílio Quirino da Silva, mestre da Charola de São Sebastião de Jacu, em Cachoeiro, o evento é histórico. “Participar dessa festa tão bonita é um grande prazer, porque lá encontramos nossos irmãos e comemoramos o final da escravidão, que foi tão ruim para nós, negros”, ressalta.

Desde o ano 2000, o evento é organizado também em parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim e pelo gestor de projetos culturais Genildo Coelho Hautequestt Filho, e, neste ano, está sendo patrocinado pelo Instituto de Ação Social e Cultural do Espírito Santo (Sincades), e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.