Carnaval de Congo de Máscaras vai agitar Roda D'Água
A festividade é aberta a toda a família e contará com a apresentação de seis bandas da cidade de Cariacica
O Carnaval de Congo de Máscaras irá acontecer na próxima segunda-feira (17), em Roda D'Água, em Cariacica. O evento gratuito reúne cultura e tradição por meio da organização dos Mestres Valdeci e Darinha.
A festividade é aberta a toda a família e contará com a apresentação de seis bandas da cidade, sendo uma delas a São Sebastião de Taquaruçu, regida por Valdeci Ferreira Vieira.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Aos 69 anos, Mestre Valdeci, que participa do congo desde os 14, recebeu do pai a função de liderar a banda, a qual possui 30 pessoas. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa tradição”, contou para a prefeitura.
Outras apresentações
Outro mestre do congo que irá se apresentar é Itagiba Cardoso, conhecido como Mestre Tagibe. Com 80 anos, Tagibe é considerado o griô, aquele que possui a memória do grupo e ensina tradições, mas antigo do município.
A banda de congo Mestre Tagibe possui ao todo 25 integrantes, formada pelos 6 filhos, 11 netos, um bisneto e os sobrinhos do artista.
Tagibe também é vice-presidente da Comissão Espírito-santense de Folclore. “Tenho muito prazer em levar a cultura de Cariacica para que outras pessoas conheçam”, disse.
No total, o idoso já possui 60 anos somente como congueiro.
Para a apresentação da banda de congo Unidos de Boa Vista, a líder é dona Maria da Penha Teixeira Martins, conhecida como "Mestra Darinha".
A congueira é a primeira e única mulher a comandar uma banda de congo no município, a qual possui 25 integrantes.
Aos 69 anos, Darinha carrega mais de 50 anos de congo. O grupo da artista é formado por e hoje um dos filhos, sobrinhos, netos, irmãos, irmãs e marido.
Celebração com mascarados
Além das bandas, o evento também vai contar com diversos mascarados, vestidos como João Bananeira, personagem folclórico que possui o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira.
Estandes com venda de alimentos para o público, oficinas de confecções de máscaras e exposições culturais também estão entre as programações para a festividade.
Sobre a festa, o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC), Jefferson de Azevedo Fernande, destacou:
"O Carnaval de Congo de Máscaras reúne vários mestres que perpetuam a tradição capixaba, que já tem mais de 150 anos. O evento leva lazer, cultura e geração de renda às comunidades”.