/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Grupo argentino Fuerza Bruta estreia novo espetáculo em SP

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Nova York - Pela terceira vez no Brasil, o grupo teatral argentino Fuerza Bruta estreia nesta quinta-feira, 09, em São Paulo, seu trabalho mais recente, o show aeroaquático visual Fuerza Bruta Wayra Tour. A junção das quatro palavras em espanhol, quechua e inglês no título traça o perfil da companhia: vigor físico, raízes latinas fortes e sucesso internacional. Enquanto um elenco formado por europeus e americanos segue em temporada em Nova York, onde Fuerza Bruta fixou residência há quase oito anos, o que se apresenta na capital paulista vem de Buenos Aires e mais um está se formando na China, onde o espetáculo deve estrear em maio.

Sem narrativa, com um relato esboçado apenas por movimentos, o espetáculo envolve o espectador em 360 graus e o leva a ver tudo sem ideias preestabelecidas, o que permite imaginar qualquer história a partir daquilo que se vê: um homem que corre sobre uma esteira em movimento; um grupo que dança murga, o ritmo do carnaval portenho; um casal que tenta se unir voando no vento criado por dez ventiladores com potência próxima à de turbinas e separado por uma vela gigantesca; moças que se jogam e patinham numa piscina transparente que vem do teto em direção ao público.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Wayra, que significa vento em quechua (língua de indígenas da região dos Andes, na América do Sul), pode estar na lembrança de quem viu o Fuerza Bruta em 2007, na sua passagem anterior por São Paulo com o espetáculo que tinha o mesmo nome do grupo. "A base é a mesma, mas com mais cenas e música ao vivo", adianta Diqui James, criador das peripécias executadas pelo elenco. "O título é para explicar que não é o mesmo show."

Num ritmo quase cinematográfico e com duração em torno de 80 minutos, as cenas se sucedem em velocidade vertiginosa e delineadas por um embate constante com obstáculos físicos. Mantendo o público em constante movimento, cerca de 50 técnicos e auxiliares manejam elevadores, armações de metal ou cortinas de plástico metalizado onde o elenco atua. Presos a cabos elásticos, os atores saltam, correm, rodopiam no ar ou se atiram no alto das paredes. "É teatro primitivo feito com tecnologia moderna", resume Diqui.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Wayra" estreou em 2011 na Argentina e, em Nova York, no ano passado. Mas é o público paulista que finalmente vai ver todas as cenas criadas para este espetáculo. Isso graças ao espaço onde fará temporada até 31 de maio, o Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera. Com capacidade para cerca de mil pessoas, ele tem pelo menos o dobro do tamanho dos locais onde o show já foi apresentado, o que inclui cidades como Seul e Londres. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FUERZA BRUTA

Ginásio Mauro Pinheiro. Av. Abílio Soares, 1.300, Paraíso. 5ª e 6ª, 21 h; sáb., 20 h e 23 h; dom., 20 h. R$ 160/ R$ 180. Até 31/5.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.