/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Partiu trilha? Saiba como se aventurar no Mestre Álvaro, na Serra

Em média, a trilha dura em torno de sete horas somando a subida e a descida. São 14 quilômetros de ida e volta. O acesso ao local é publico

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Instagram/ @vamopratrilha
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma das trilhas mais encantadoras do Espírito Santo, o Monte Mestre Ávaro está localizado no município da Serra, sendo considerada uma caminhada de nível médio/alto por conta dos pontos de mata, e ainda alguns lugares que a galera precisa de ajuda guiada para evitar que as pessoas se percam ou sofram algum tipo de lesão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em média, a trilha dura em torno de sete horas somando a subida e a descida. São 14 quilômetros de ida e volta. O acesso ao local é publico. 

>> VÍDEO | CONHEÇA MAIS SOBRE O MESTRE ÁVARO

O Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de mata atlântica de altitude do Espírito Santo com aproximadamente 833 metros de altitude.

Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha

De lá, temos uma vista panorâmica de toda a região metropolitana de Vitória e região de montanhas, com vista para os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Santa Leopoldina, Fundão, Viana, parte de Domingos Martins, e uma vista incrível do Oceano Atlântico.

"O Mestre Álvaro você tem vários acessos. Tem o acesso pelo restaurante, pelas Três Marias e a portaria de Furnas. O horário de subida vai de acordo com cada guia e grupo. Às vezes eles encostam o portão de Furnas, mas não fica fechado. É importante sempre ir com um guia. A segurança sempre em primeiro lugar!", disse Camila Martins, do TrilhES Adventure.

Leia também: Matilde | Mirante com vista deslumbrante e cachoeiras. Saiba como visitar

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os antigos moradores da serra contam que o Mestre Álvaro recebeu esse nome porque um mestre de carpintaria e professor, de nome Álvaro, morava ali e sempre que alguém queria algum serviço dele, ele dizia: "Vou no morro do Mestre Álvaro".

Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha

Outros explicam que ele serve de orientação aos pescadores que se sentem seguros de seguirem pelo mar até que mantenham ao alcance dos olhos, o topo que chamam de "Mestre Álvaro”.

Leia também: Matilde | Saiba como visitar Estação Ferroviária e o famoso túnel

A trilha por lá não é uma das mais fáceis, mas super vale a pena o esforço!

>> CONHEÇA O VIBES, PÁGINA DE TURISMO E LAZER NO FOLHA VITÓRIA

Mesmo sendo um momento de lazer pra quem é chegado numa aventura, é muito muito importante ressaltar sobre dificuldades e riscos que podem ocorrer como: torção, pequenas lesões, escoriações e picada de inseto, além da presença de animais silvestres.

Foto: Instagram/ @vamopratrilha

É importante que estejam com um guia. Faz toda a diferença!

VEJA A RELAÇÃO DOS GUIAS

85.96 KB
Baixar Arquivo

ORIENTAÇÕES PARA VISITAS:

Foto: Thiago Soares

- Pesquise antes sobre a trilha que deseja fazer. Se for a primeira vez, peça informações do grau de dificuldade, duração e rota. Se não se sentir seguro, contrate um guia;

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

- Leve somente o necessário na mochila (garrafinha de água, lanche, kit de primeiros socorros e lanterna são básicos);

- O calçado adequado faz toda a diferença. O ideal é tipo bota ou tênis com solado emborrachado antiderrapante;

- Use roupas leves;

- Leve repelente e protetor solar;

- Prefira lanches leves para repor as energias. Barrinha de cereal, sanduíches, biscoitos salgados, frutas e chocolate são boas opções;

- Não consuma bebida alcoólica;

- Não afugente a fauna silvestre. Mantenha o silêncio ao percorrer a trilha;

- Cuidado com o fogo. Evite cigarros. Fogueiras e velas são proibidos!;

- Atenção ao pisar e apoiar as mãos. As trilhas do Mestre Álvaro têm incidência de animais peçonhentos;

- Mantenha as árvores no estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo;

- Deixe o ambiente como você o encontrou. Faça sua parte e recolha seu lixo!

ONGS DO MESTRE

Foto: Thiago Soares

E olha que legal. O grupo Amigos Do Mestre Alvaro, é uma organização sem fins lucrativos que promove a proteção e preservação do meio-ambiente lá no Mestre Álvaro. Eles fazem controles dos animais e também o trabalho de guiamento. 

MAIS INFORMAÇÕES
@amigosdomestrealvaro

Além desse grupo, também tem a ONG Guardiões do Mestre. Os profissionais fazem a proteção do lugar, além de guiamentos e registros de fauna e flora.

MAIS INFORMAÇÕES
@guardioesdomestreoficial
Cel: (27) 99631-2337

TRILHA NO MESTRE ÁLVARO

Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Instagram/ @vamopratrilha
Local: Serra
Horário de funcionamento: aberto 24 horas
Hora da trilha: de acordo com cada guia e grupo

SUGESTÕES DE GRUPOS DE TRILHA

TRILHES ADVENTURE

Contato: 27 99621-1006 - Camila Martins

VAMO PRA TRILHA ECOTURISMO

Contato:  27 99883-5864 - Douglas

PÁGINA DE LAZER E TURISMO NO FOLHA VITÓRIA 

O Folha Vitória conta com uma plataforma exclusiva para aproveitar e desbravar o Espírito Santo. E o melhor: bastam alguns cliques para você decidir o que fazer para se divertir.

Moderna e de fácil acesso, a página traz diversas opções de passeios, parques, praias, restaurantes e muito mais! Ao navegar, o leitor poderá conhecer opções com fotos e descrição de cada local segundo a sua "vibe", ou seja, o que deseja fazer no dia. Para isso, há perfis diferentes que listam o que mais combina com você.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Para começar, é necessário acessar a página folhavitoria.com.br/vibes no menu da editoria de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Lá, o usuário encontra opções para selecionar qual é sua vibe do dia e a cidade onde quer curtir.

Foto: Folha Vitória

Para isso, basta ir em "selecione sua vibe" e "selecione sua cidade". No primeiro ícone, estarão listados os perfis para escolha de cada usuário. Já no segundo, está a lista de cidades com destinos cadastrados na plataforma.

Os perfis são: cult, turistando, social, aventureiro, carnaval, praieiro, família, vibes do Caparaó, baladeiro e gourmet.

Cada um deles pode ser selecionado e, de acordo com o perfil escolhido, a plataforma oferece opções de destinos e programas, baseados na personalidade do usuário.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.