/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Stephen Hawking morre aos 76 anos de idade

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Morreu no dia 13 de março, o físico britânico Stephen Hawking, aos 76 anos de idade. A confirmação da morte foi confirmada por sua família à imprensa inglesa conforme divulgou o jornal The Guardian.

Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje. Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos, disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim.

Hawking se tornou um dos cientistas do século 20 e 21, e enfrentava desde seus 21 anos de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença que causa a morte dos neurônios motores, células responsáveis por todos os movimentos do corpo e os poucos fazendo com que o portador pare de se mover, de falar, de engolir e de respirar. Hawking vivia em uma cadeira de rodas e dependia de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além de ter se tornado um dos físicos e cientistas mais consagrados do mundo, por abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo, Hawking também se tornou um grande ícone nas telinhas, participando de diversos programas de TV, como da série Star Trek: The Next Generation, em 1993, além de ter participado na gravação do disco do Pink Floyd, The Division Bell, no ano seguinte, fazendo a voz digital da música Keep Talking. Ele ainda foi retratado em programas como Os Simpsons, O Laboratório de Dexter e Uma Família da Pesada. Sua última participação em uma atração das telinhas aconteceu em 2012, quando participou de um episódio da série The Big Bang Theory.

Sua vida também foi retratada nos cinemas, em A Teoria de Tudo, estrelado por Eddie Redmayne. O longa-metragem rendeu ao ator o Oscar de Melhor Ator pelo protagonista.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

De acordo com o USA Today, o astro de Hollywood lamentou a morte do físico através de um comunicado, afirmando que Hawking foi o homem mais divertido que ele conheceu: Nós perdemos uma mente verdadeiramente linda, um surpreendente cientista e o homem mais divertido que eu tive o prazer de conhecer.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.