/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Ballet Bolshoi fará pré-seleção de jovens talentos em Guaçuí

As inscrições serão encerradas nesta quarta-feira (24) e podem participar meninos e meninas nascidos entre os anos de 1998 e 2007. A seletiva será no dia 30

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
O diretor artístico do Ballet Guaçuí, Ghleison Ricardo Alves dos Reis coordena as aulas práticas e teóricas da turma Foto: ​Divulgação

O Ballet Bolshoi no Brasil fará uma seletiva na próxima quarta-feira (30), em Guaçuí, na região do Caparaó. As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (24), e podem participar meninos e meninas nascidos entre os anos de 1998 a 2007 de várias partes do país. A seleção é uma parceria do Ballet Guaçuí e Casa de Veneranda.

Segundo o professor, coreógrafo e diretor artístico do Ballet Guaçuí, Ghleison Ricardo Alves dos Reis, essa é a primeira seletiva do Ballet Bolshoi no Espírito Santo. “Estamos feliz e eufóricos aos mesmo tempo com essa oportunidade. A pré-seleção foi aberta em âmbito nacional e esperamos mais de 100 participantes na quarta-feira”, comenta.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade. “Vamos receber três representantes da escola, que vão selecionar os jovens talentos para fazer a prova oficial, que acontece na sede da Bolshoi Brasil, no mês de outubro”, explica Ricardo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As inscrições podem ser feitas pelo site do Ballet Bolshoi ou na Casa de Veneranda, em Guaçuí, onde acontecerá a pré-seleção, das 8h às 17h. “A iniciativa de vir realizar a seletiva em Guaçuí veio deles. Sempre participamos das pré-seleções e já tivemos alunos selecionados. Quando surgiu essa oportunidade de vir selecionar as crianças com potencial, ficamos muito contentes”, finaliza o professor.

Casa de Veneranda

Hoje, cerca de 261 crianças são atendidas nos projetos da Casa de Veneranda, em Guaçuí Foto: ​Divulgação

A Casa Veneranda de Guaçuí é uma instituição filantrópica, que atende atualmente a 261 crianças e 52 adultos do município. Eles participam de atividades esportivas e aulas de: ballet, artesanato, dança, coral, teclado, violão, violino, flauta, muay thai, crossfit.

“Nosso principal objetivo é resgatar essas crianças e jovens. Ao longo desses anos, já notamos uma mudança na auto estima e uma transformação na educação e disciplinas desses jovens”, comenta a vice-presidente Kamila Nasser Fonseca Dutra.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ela destaca a importância da seletiva do Ballet Bolshoi para a instituição. “É muito importante. Em dois anos de atividade do ballet já tivemos essa enorme conquista, uma vitória muito grande. Em 2016 completamos 40 anos de existência e serviços prestados para a sociedade, e essa é mais uma conquista”, conclui.

A Casa Veneranda começou com o bisavô de Kamila. Depois, passou para sua avô e tias. As crianças e adultos que estão nos projetos desenvolvidos são selecionados nas escolas públicas do município e devem atender os pré-requisitos. Um deles é ter a renda per capita por família de no máximo R$ 700. Os funcionários do local são voluntários.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.