Agenda de blocos: saiba quando eles saem em Vitória e em Cariacica
Grupos na região metropolitana retornam às ruas após dois anos de pausa por causa da pandemia de coronavírus
Aos poucos, a agenda de blocos de rua para o Carnaval 2023 na região metropolitana vai saindo do papel. E a expectativa é alta, já que não houve programação nos últimos dois anos por causa da pandemia de coronavírus.
Em Vitória, alguns grupos já se inscreveram e propuseram datas para avaliação da Prefeitura de Vitória. Até o momento, a Secretaria de Cultura contabilizou 20 grupos. Pelas regras, os grupos na Capital poderão desfilar até às 18h.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Já em Cariacica, a programação está definida. O primeiro bloco, o Em Cima da Hora, de Itanguá, sai em 4 de fevereiro. Alguns grupos vão sair depois do Carnaval, ocupando as ruas em março, caso dos blocos Me Libera Nega, em Jardim Campo Grande, e Bloco das Virgens, em Piranema.
Em Vila Velha, os interessados deverão se inscrever na prefeitura do município até 30 de janeiro. Entre as regras, os grupos só poderão desfilar até às 17h e o percurso não poderá incluir as praias da cidade. Além disso, não será permitido que haja blocos carnavalescos depois da Quarta-Feira da Cinzas.
A Prefeitura da Serra explicou, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que não faz inscrições de blocos de rua para desfilar na cidade, mas organiza as atividades de cada localidade, pois na Serra não há desfile de blocos. Entre as definições será estabelecido um Termo de Ajuste e Conduta com os blocos de rua, com regramento sobre percurso de desfile, horário, entre outros itens inerentes a esta atividade no Carnaval.
LEIA TAMBÉM: Carnaval do Reencontro: blocos de rua voltam a desfilar na Grande Vitória
Viana aceita inscrição até quinta-feira (26). Segundo a prefeitura, a Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo (SEMECT) irá organizar a agenda dos desfiles dos blocos e irá divulgar em 2 de fevereiro.
Agenda dos blocos
Vitória (aguardam liberação da prefeitura para saírem às ruas)
Gaylinhas: sai no dia 4 de fevereiro. Concentração às 16h ao lado da Vix Transportes, avenida Jerônimo Vervloet, 345, Maria Ortiz, Vitória.
Amigos da Onça: sai no dia 21 de fevereiro, Terça de Carnaval. Concentração, às 13h, na Bica da Capixaba, Centro, Vitória.
Regional da Nair: sai no dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval. Concentração, às 8h, na Avenida Beira-Mar, Centro, Vitória.
Puta Bloco: sai no dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval. Concentração, na Avenida Beira-Mar, no período da tarde, com horário a ser definido.
Afrokizomba: sai no dia 18 de fevereiro, sábado de Carnaval. Concentração às 13h em local a ser definido no Centro de Vitória.
BatuQdellas: sai no dia 20 de fevereiro. Concentração, às 10h, na Avenida Beira-Mar, Centro, Vitória.
Cariacica
Em Cima da Hora: sai no dia 4 de fevereiro, das 16h às 20h. Concentração na rua Rosilva, em Itanguá
Boralá: sai em 5 de fevereiro, das 16h às 20h. Concentração, na rua Itabapoana, em Itacibá.
Bloco 705: 11 de fevereiro, das 18h às 21h. Concentração no ponto final do ônibus, em Nova Brasília.
Carnapiralto pelas Ruas: 11 de fevereiro, das 17h às 21h. Concentração na quadra de esportes do bairro Alto Lage.
Seu Boneco: 12 de fevereiro, das 14h às 18h. Concentração na Distribuidora do Leo, em Santa Luzia.
Piradinho do Caps: 16 de fevereiro, das 9h às 13h. Concentração no estacionamento do Caps, em Santana.
Lambe Sal: 19 de fevereiro, das 17h às 21h. Concentração, na praça de Nova Brasília.
Tá Lelé Tá Maluco: 25 de fevereiro, das 15h às 19h. Concentração na praça de Padre Gabriel
Me Libera Nega: 5 de março, das 15h às 19h. Concentração na rua Minas Gerais, em Jardim Campo Grande.
Bloco das Virgens: 12 de março, das 16h às 20h. Concentração na rua Vicente Santório Fantini, em Piranema.