/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Sommerfest: mais de 130 pessoas do clã Wernersbach vão participar do Desfile Cultural

Com direito a carruagem e trajes típicos, os integrantes da família de origem se organizam para participar pela primeira vez do Desfile

Redação O Braço Sul
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Para comemorar e homenagear as famílias alemães que chegaram na região de Domingos Martins em de 1859, vem aí mais uma edição do Sommerfest, Festival da Imigração Alemã. Entre as atrações tradicionais do evento, está o Desfile Cultural, que conta com a participação de várias famílias descendentes dos alemães que chegaram à região, dentre elas, Philipp Wernersbach.

Em 1859, ele desembarcou no Porto de Vitória juntamente com as outras famílias de imigrantes. Ele se casou no Brasil com Elizabetha Mess e teve sete filhos. A terceira geração dos Wernersbach adicionou mais 10 pessoas à família. No Desfile Cultural do dia 2 de fevereiro, estarão presentes mais de 130 integrantes do clã Wernersbach.

Arthur Wernersbach faz parte da quinta geração da família e é quem tem organizado a participação da Família no Desfile Cultural deste ano. Esta é a primeira vez que eles vão desfilar e a ideia surgiu com o intuito de homenagear os entes queridos que já partiram e relembrar os imigrantes alemães.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“A adesão da nossa família para participar desse momento tem sido surpreendente. Não é uma coisa muito tradicional da gente fazer isso, porque muitos de nós estão espalhados por aí, mas a ideia surgiu, e muitos vão vir de longe para poder celebrar esse momento especial”, conta Arthur.

Com a confirmação dos Wernersbach no Desfile, o número de pessoas da família que vai participar cresceu – e continua crescendo, segundo Arthur. Para manter tudo muito bem organizado, foram encomendados camisas e crachás para cada um dos integrantes. “Como nós somos espalhados por todos os cantos do país, tem muita gente que não se conhece ainda em nossa família, mas tem sido uma mobilização muito boa de todo mundo que aderiu à ideia”, afirma.

Para o Desfile Cultural, a Família tem ornamentado uma carruagem. Arthur conta que a obra foi criada por Germano Wernersbach e é antiga. “Não chamamos de carroça porque ela é muito parecida com uma carruagem. Vamos usá-la para que as pessoas mais velhas da nossa família, como a Paulina (uma das primas da família), que tem 93 anos, possam desfilar conosco”, detalha.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Além da carruagem, ele acrescenta que algumas mulheres da família vão usar os trajes típicos dos alemães, relembrando os costumes dos imigrantes. “Não serão todas que vão usar porque o custo é alto, mas nós vamos estar usando as camisas da família, teremos as bandeiras do Brasil e da Alemanha, para representar nossa origem e nosso lar, e teremos também uma faixa com o brasão da família”, completa.

Para Arthur, a primeira vez da Família Wernersbach na Sommerfest não vai ser a única. “Acredito que o nosso desfile deve nos animar para participar dos próximos anos também e pode incentivar até mesmo outras famílias, descendentes dos alemães, a participarem do Desfile também”, declara.

Berço serrano

Domingos Martins é o berço da Família Wernersbach. Até mesmo uma das ruas mais importantes da cidade serrana tem o nome de um dos integrantes da família: João Baptista Wernersbach, conhecida também como a Rua de Lazer de Domingos Martins. É lá que a Família irá se concentrar antes do Desfile Cultural, a partir das 14h, para ajeitar os últimos detalhes para a estreia na Sommerfest.

Memórias

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Em 1859, Philipp Wernersbach desembarcou no Porto de Vitória e, anos depois, casou-se com Elizabetha Mees. O casal gerou sete filhos, entre eles José Felipe, que se casou com Maria Lübe. A terceira geração dos Wernersbach conta com 10 integrantes: Germano, Philipe, Ana Maria, José Cristóvão, Lúcia, Antônio, Elisa, João Baptista, Gustavo, Adelina e Cecília, presentes na foto abaixo.

Foto: Sandra Cola
Da esquerda para a direita: Lúcia, Elisa, Maria, José, Antônio, Germano, João, Cecília, dona Maria Lübe (ao centro), Adelina e Gustavo José.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.