/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Entretenimento e Cultura

Quer curtir a folia sem gastar muito? Faça você mesmo a sua máscara de Carnaval

O Carnaval começa com os desfiles das escolas de samba capixabas. Assim, já está na hora de começar os preparativos com muito brilho, cores, enfeites e acessórios

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica/
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Carnaval do Brasil começa no Sambão do Povo, com os  desfiles das escolas de samba capixabas, nos dias  5, 6 e 7 de fevereiro. Assim, já está na hora de começar os preparativos com muito brilho, cores, enfeites e acessórios. A alegria é a característica principal da data e, em Cariacica, haverá desfiles de blocos de rua em vários bairros, a partir do dia 31 de janeiro. Para aproveitar com estilo, que tal começar a elaborar sua máscara de Carnaval? Vale a pena criar seu acessório e cair na folia!

Os materiais necessários para fazer a sua máscara são:

- Papel duplex
- EVA com glitter
- Penas
- Pedras decorativas
- Passamanaria
- Estilete
- Tesoura
- Cola quente
- Cola comum

Base:

Após escolher o modelo que mais agrade, reproduza-o no papel duplex e recorte. Depois, com a cola comum, cole o EVA com glitter no papel duplex e recorte seguindo o molde. A base pode ser feita com outros materiais, como capa de revista, cartolina, etc. Mas o papel tem que ser mais consistente para segurar os elementos a serem colados. Pode-se utilizar um molde da internet ou seguir a imaginação!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Utilizando a cola quente, contorne a máscara com a passamanaria. Com as pedrarias é só usar a criatividade! Tamanhos, formatos e cores diferentes deixam a máscara mais bonita e é só fixá-las com cola quente. Para finalizar, cole as penas/plumas.

Foto: Divulgação/Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Vale utilizar outros materiais, como lantejoulas, miçangas, barbante, areia (basta tingi-la para ficar colorida), tintas, fitas, tecido, glitter, etc.

Para finalizar a máscara, cole o elástico para fixá-la ao rosto.

Na hora da elaboração de sua máscara, algumas dicas do artesão João Luiz Barros (58): “Para os dois lados da máscara ficarem iguais, basta dobrá-la ao meio e recortar. Outra dica é fazer o molde num papel qualquer, como no papel jornal. Quando o desenho ficar da forma desejada, passe ele para o papel duplex”. (Com informações do site da prefeitura de Cariacica)

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.