Turismo atinge maior patamar no ES desde janeiro de 2023
Volume de atividades turísticas cresceu 10,2% em outubro, comparado ao mesmo mês do ano passado, percentual maior que os 8,5% da média nacional
O volume de atividades turísticas do Espírito Santo cresceu 10,2% em outubro deste ano, em comparação ao mesmo mês de 2023 e atingiu o maior patamar desde janeiro do ano passado: 106,3 pontos no Índice de Atividades Turísticas (Iatur). O aumento foi maior que a média nacional (8,5%). Além disso, o setor capixaba acumulou crescimentos nos três trimestres deste ano e há boas expectativas para o final de 2024 e início de 2025.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em outubro, mês do Dia das Crianças – que movimenta o comércio e serviços ligados ao turismo –, o volume de atividades no Estado registrou um aumento de 3,9% em relação a setembro. Foi o terceiro maior do ano, superado apenas pelas variações registradas em junho (4,6%) e janeiro (4,2%). Já no Brasil, o setor cresceu 4,7% na comparação mensal.
No segundo semestre, todos os meses registraram variações positivas quando comparados com os mesmos períodos de 2023, sendo que julho foi o primeiro mês do ano a superar o índice registrado no ano passado.
O relatório do Connect Fecomércio-ES apontou ainda que, apesar da melhora do desempenho no 2º semestre, o volume de atividades turísticas acumulado em 2024 é inferior ao registrado em 2023. Mas, a diferença vem caindo ao longo do ano e fechou outubro em -4,5%.
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, um dos fatores que pode ter contribuído para a melhora no desempenho do setor turístico capixaba é o índice de preços dos produtos turísticos. No acumulado até o mês de outubro, a variação nos valores de todos os principais produtos foi menor na Grande Vitória do que no Brasil como um todo.
“As políticas de incentivo fiscal direcionadas aos diversos segmentos do setor turístico capixaba desempenham um papel essencial para elevar a competitividade do Espírito Santo. Elas tornam os negócios mais atrativos para novos investimentos e o fornecimento de produtos e serviços cada vez mais qualificados, fortalecendo o turismo local”, ressaltou Ana Carolina Júlio.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
Em outubro, destacaram-se a redução de 1% nos preços das hospedagens e a queda de 11,74% nas passagens aéreas. O aumento nos níveis gerais de valores na Grande Vitória (3,56%) é menor do que a média nacional (3,88%), o que implica positivamente no poder de compra dos consumidores do Espírito Santo.